Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 8 de junho de 2018

UFANISMO MAÇÔNICO

UFANISMO MAÇÔNICO
Pedro Juk

Sinceramente, na Sublime Instituição a atenção maior deveria ser dirigida à fraternidade. 

Sob o ponto de vista iniciático ninguém muda e contribui para o fortalecimento da Ordem se a base não aprender que precisa se aperfeiçoar. 

O verdadeiro crescimento da Ordem está no aperfeiçoamento do ser humano para que no futuro ele possa construir uma sociedade mais justa. 

Só se transformam em mensageiros da sabedoria aqueles que compreendem as exigências da Arte. 

Somente muda para melhor aquele que se dá por inteiro e se dedica à judiciosa instrução. 

As regras do aprendizado maçônico são únicas e estão todas a disposição do maçom na escola básica da Francomaçonaria. 

Precisamos aprender que pessoas e personalidades importantes realmente nos honram quando também participam da Maçonaria, entretanto elas não nos fazem melhores do que os outros. Elas são importantes sim, mas iguais entre todos os construtores sociais. 

Dia 19 de maio, devido ao casamento do neto da rainha inglesa, devaneios e divagações se avolumaram nas redes sociais postadas por maçons como se isso fosse alterar a geometria das coisas maçônicas. 

Ora, isso é o de menos. O de mais é que precisamos atender as nossas bases instruindo Aprendizes, aperfeiçoando Companheiros formando Mestres na acepção da palavra. 

Há que se deixar o ufanismo de lado, pois para a Maçonaria o mais importante é mesmo o maçom, não a "personalidade pública" que ele possa representar. 

Sem dúvida as personalidades fazem parte do processo, mas aqui aprendemos que não existem entre nós distinções mundanas. 

É preciso que se entenda que nenhuma autoridade ou personalidade, por mais famosa que ela possa ser, possui o desiderato de tornar a essência da Maçonaria mais forte. 

O que realmente a torna forte nos tempos atuais é que ela seja composta por maçons forjados para a sua sublime finalidade. 

O resto, bem o resto, me parece que são aparências. Pense nisso!

Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário