SINDICÂNCIA E ESCRUTÍNIO
Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre o processo de escrutínio secreto. Há alguns dias em minha Loja foram lidas as sindicâncias de três profanos. Em uma das sindicâncias, o Mestre Maçom que a executou escreveu um detalhado parecer final, ocupando cerca de 4 páginas. Eu como presidente da comissão de sindicâncias sugeri ao nosso Venerável Mestre que procedesse a leitura de forma integral, o que não foi feito em função do "adiantado da hora". Minha pergunta é se a leitura da sindicância pode ser abreviada/resumida durante a leitura, já que esta é a única oportunidade para formação de opinião antes da votação em escrutínio.
CONSIDERAÇÕES:
Eu, particularmente penso que a sindicância de um candidato deve ser lida na íntegra em Loja para o conhecimento da assembleia. Afinal, trata-se da admissão de um novo membro na Maçonaria, o que no mínimo deve ser cercado de prudência e responsabilidade.
No vosso caso, entendo que o Orador, como Guarda da Lei, deveria ter se manifestado sobre essa imposição equivocada do Venerável Mestre.
Não resta dúvida que regras são feitas para serem cumpridas, e não trocadas pelo jargão maldito do "adiantado da hora", o qual tem feito tanto mal ao salutar desenvolvimento dos trabalhos maçônicos.
Por uma questão de bom senso, o sindicante também poderia condensar a sua opinião, sendo conciso e objetivo, evitando a prolixidade.
T.F.A.PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário