Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 4 de janeiro de 2026

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO E CADEIA DE UNIÃO - REAA

Em 18/07/2025 o Respeitável Irmão Enio Sampaio, Loja Acácia de Balneário, 3798, REAA, GOB-SC, Oriente de Balneário de Camboriú, Estado de Santa Catarina, pede esclarecimentos para o que segue:

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO E CADEIA DE UNIÃO

Primeiramente, em nome da minha Augusta Loja, agradeço todos os ensinamentos que o Irmão divide conosco. Não preciso dizer que o Irmão é uma das grandes referências que temos.

Gostaria de tirar duas dúvidas a respeito de ritualística que trazem grandes desconfortos nas sessões e que não encontramos citação em nenhum ponto. Precisamos, pelo menos em minha loja, pacificar o entendimento e, para tanto, consulto o nobre irmão.

Primeira dúvida:

Durante o Tempo de Estudos, quando o Irmão é colocado entre colunas para a leitura/apresentação da peça, como deve ser o cumprimento/saudação às Luzes? Há quem diga que o Irmão deve ficar à Ordem e cumprimentar as Luzes verbalmente, sem descarregar o Sinal. Há também quem aprendeu que tal cumprimento se dá saudando em silêncio e descarregando o sinal de ordem individualmente. Qual seria o entendimento do irmão quanto a esta etapa da apresentação? Existe algum material que expresse o correto procedimento?

Segunda dúvida:

De acordo com o novo Ritual REAA, página 85, a Cadeia de União é feita exclusivamente para a transmissão da palavra semestral. O ritual é claro quanto a isso e conhecendo a origem e o porquê da transmissão da palavra semestral ser passada dessa forma é fácil assimilar. Mas se observarmos o Ritual de Banquete (Jantar Ritualístico/Loja de mesa), na Quinta Saúde é feita uma Cadeia de União cujo fim é propor "saúde" a todos os maçons. A dúvida que surgiu é se é prudente afirmar categoricamente, com base nos dois usos encontrados para a cadeia, que a sua função é única e exclusivamente de transmissão da palavra?

Meu irmão, de antemão agradeço pelo auxílio que nos será dado e me coloco a disposição caso as minhas dúvidas necessitem de alguma complementação para compreensão.

CONSIDERAÇÕES:

Primeira questão:

Inicialmente, vale relatar que não há obrigatoriedade alguma de se apresentar trabalho entre Colunas. Embora não proibido, o recomendável é que a apresentação ocorra do mesmo do lugar do apresentante.

Dito isto, do lugar ou entre colunas, o apresentante deve por primeiro se colocar à Ordem e, sem desfazer o sinal a cada vez, se dirige protocolarmente à Loja, se primeiramente às Luzes da Loja, Autoridades, Mestres e demais Irmãos. Não há necessidade de se nominar autoridades uma a uma; faz-se de modo genérico.

Esse procedimento não é saudação, à vista de que saudações em Loja são feitas apenas quando o ritual determinar (página 43 do ritual de Aprendiz do REAA, vigente).

Cabe ao Venerável Mestre, na sequência, dispensar o apresentante desfazer o sinal para melhor conforto durante a apresentação. Nesse caso, a(s) lauda(s) sevem ser seguras pelas as duas mãos.

Segunda questão:

O ritual é bem claro quando menciona que a Cadeia de União somente deve ser formada para a transmissão da Palavra Semestral.

No que diz respeito à Cadeia de União formada em Loja de Mesa, a mesma nada tem a ver com a prevista em sessão ordinária de Aprendiz. Inclusive é discutível o uso de Cadeia de União em Loja de Mesa no REAA, não obstante ela possa caber a outros ritos, mas não propriamente no REAA.

A Cadeia de União em Loja de Mesa é feita em Loja aberta, portanto não é a mesma que se encontra no Ritual de Aprendiz, a qual se dá em Loja fechada, logo após o encerramento dos trabalhos, sendo que dela só participam irmãos regulares do Quadro, para receberem a Palavra Semestral.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário