Em 18/07/2025 o Respeitável Irmão Felipe Oliveira Pimentel, Loja Segredo e Harmonia Petrolinense, 1958, REAA, GOB-PE, Oriente de Petrolina, Estado de Pernambuco, apresenta as seguintes questões:
EM PÉ E À ORDEM
Ontem em nossa reunião surgiram algumas dúvidas:
1) O Irmão ao pedir a palavra deve estar à Ordem se ele estiver portando um microfone? Já que não estaria na postura correta "a ordem" como manda o ritual?
2) Microfone ou outros instrumentos não previstos no ritual podem ser considerados instrumentos de trabalho se o maçom o estiver portando no momento de fala? como: livro, folhas, tablet, celular?
3) Em que momentos não é necessário estar à Ordem conforme ritual?
Desde já agradeço a valiosa atenção e faço o convite ao irmão para conhecer nossa oficina.
CONSIDERAÇÕES:
1. Se o obreiro estiver segurando um microfone, por exemplo, obviamente que não poderá compor o Sinal de Ord∴, já ele estará com a(s) mão(s) ocupada(s). Neste caso, deve se manter em pé, pés em esq∴, corpo ereto tendo o microfone na mão. Vale observar, que para se usar da palavra, antes é preciso ter se colocado à Ordem e se dirigido protocolarmente à Loja. Nessa ocasião, se for o caso, não deve ter nenhum objeto nas mãos.
Assim, só depois dele ter se dirigido protocolarmente à Loja é que deverá apanhar o microfone. Deve antes, na forma de costume, ter se dirigido às Luzes da Loja e, em seguida, de modo genérico, às demais autoridades e demais Irmãos. Sendo o microfone de lapela (tendo as mãos livres) procede-se naturalmente na forma prevista.
2. Não há como peremptoriamente se determinar que um microfone seja um objeto de trabalho maçônico, mas se o seu uso for necessário, não sendo ele de lapela, o usuário o terá empunhado, razão pela qual o sinal deve ser desfeito.
3. Eu diria que o mais fácil seria antes lembrar que em Loja aberta, no REAA, quem estiver em pé e parado obrigatoriamente deve ficar à Ordem. Nas situações em que um Ir∴ estiver empunhando um objeto por necessidade de ofício, ele não deve ficar com o sinal de Ord∴. Há ocasiões excepcionais em que o Ven∴ Mestre pode autorizar um Ir∴ desfazer o sinal, porém nunca sem antes ter se dirigido à Loja na forma de costume.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário