Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

ANO NOVO MAÇÔNICO

ANO NOVO MAÇÔNICO

O calendário maçônico é a maneira particular utilizada pelos maçons para numerar os anos e designar os meses.

O ano um do calendário maçônico é o Ano da Verdadeira Luz - Anno Lucis em Latim. Ele marca o início da Era da Verdadeira Luz (VL). Antes que o Anno Lucis aparecesse a partir do século XVIIIe nos documentos ingleses, os temos Anno Masonry e depois Anno Latomorum , Anno Lithotomoru ou Anno Laotomiae (Era dos Cortadores de Pedra)1. A datação do Ano da Verdadeira Luz seria baseada nos cálculos de James Ussher, prelado anglicano nascido em 1580 em Dublin. Ele tinha desenvolvido uma cronologia começando com a criação do mundo segundo o Genesis que ele estimava em 4000 A.C. baseandose no texto Massorético ao invés da Septuaginta 2.

O Pastor Anderson a defendeu em suas Constituições de 1723 para afirmar simbolicamente a universalidade da Maçonaria através da adoção de uma cronologia supostamente independente de particularidades religiosas, pelo menos no contexto britânico da época . A data escolhida para o início da Era maçônica é 4000 antes da Era Comum.

O ano maçônico tem a mesma duração do ano gregoriano, mas começa em 1o de Março como o ano Juliano ainda em vigor na época da redação das Constituições de Anderson. Ela tomou o milésimo do ano gregoriano em andamento e aumentou 4000, os meses são designados apenas por seus números ordinais

Exemplos: 

29 de Fevereiro de 2004 era o 29o dia do 12o mês do ano 6004 da Verdadeira Luz 

O ano maçônico tem duas festas: São João de Verão (João Batista, comemorado em 24 de junho) e São João de Inverno (João Evangelista, comemorado em 27 de Dezembro), coincidindo simbolicamente com os solstícios.

(Fonte: Internet)

2 comentários:

  1. Das tradições vivas, apenas duas ainda utilizam o calendário Anno Mundi, o Judaísmo e a Maçonaria, esta última com uma denominação diferente, Anno Luci –A.L. (anos desde a luz). Este é o nome dado pelos maçons para o cálculo dos anos desde a criação do mundo (ano desde a luz, ou seja, desde a criação).
    A Maçonaria criou novos calendários ou modificou os já existentes gerando dessa forma calendários particulares que podem variar de acordo com o Rito ou com a Potência. Para os Ritos que utilizam o calendário hebraico a expressão é A⸫M⸫ (Anno Mundi).

    O CALENDÁRIO MAÇÔNICO (revisando o meu entendimento)

    Segue aproximadamente a data calculada pelo arcebispo James Ussher (1581-1656 E.C.), na qual a criação do mundo conforme a bíblia aconteceu no ano 4004 a.E.C, e a expulsão do “paraíso” menos de um mês depois, a 10 de Novembro. Com a diferença que os maçons, ao usarem o calendário, arredondam essa data para 4000 a.E.C. Por exemplo, na primeira constituição maçônica, o autor, James Anderson, concorda com James Ussher de que a criação do mundo e do planeta surgiu em 4004 a.E.C., 23 de outubro. (Anderson, 1734: 07), porém na primeira página da edição de 1723 e.C. aparece: “in the year of Masonry 5723, Anno Domini 1723″ (Cerinotti, 2004: 240), o mesmo aconteceu na edição de 1734 (Anderson, 1734), de modo que, ao fazer as contas, ele considerou o ano da criação em 4000 a.E.C.
    Então, para os maçons, estamos atualmente no ano 6018 A. L. (Anno Luci).
    20 de agosto é o Dia do Maçom. (Então, pegue todas as idades de Adão a Noé e chega perto de 2 mil anos. De Noé a Jesus 2 mil anos, de Jesus até hoje mais 2019 anos. Agora soma tudo. Ou, alegam que um dia de criação equivale a mil anos, então a “criação durou seis mil anos”, conforme alguns crentes.).

    James Anderson, autor da Primeira Constituição Maçônica, além de Maçom era pastor protestante, por isso reinventou a origem da Maçonaria com base na ideia da criação tal como descrita no Gênesis do Antigo Testamento e na cronologia de James Ussher, acrescentando por sua conta os elementos maçônicos aos elementos bíblicos.
    Introduziu essas fantasias no seu livro, que quinze anos depois, 1738, foi obrigado a retirar, devido ao ridículo a que se expôs. Em um surto de delírio anacrônico, tal como muitas outras passagens bíblicas, ele imaginou que “Adão, nosso primeiro pai, criado segundo a Imagem de Deus, o Grande Arquiteto do Universo, devia ter possuído as Ciências Liberais, particularmente a Geometria, escritas em seu coração, pois mesmo desde a Queda, nós encontramos os princípios delas nos corações de seus filhos…” (Anderson, 1734: 07).
    E mais adiante ele acrescenta: “Sem dúvida, Adão ensinou Geometria para os seus filhos, e o uso dela, nas diversas artes e ofícios convenientes, pelo menos para aqueles tempos primitivos, pois, nós sabemos, Caim construiu uma cidade…” (idem, 08).

    ResponderExcluir
  2. A cronologia de J. Ussher foi escrita originalmente em Latim, Annales Veteris Testamenti, a Prima Mundi Origine Deducti (Anais do Antigo Testamento, Deduzidos das Primeiras Origens do Mundo), publicada em 1650, no entanto, é mais conhecida internacionalmente na sua tradução inglesa publicada em 1658: Annals of the World (Anais do Mundo).
    Da mesma maneira que James Anderson, James Ussher também delira em seus cálculos, ao ponto de até afirmar que “o número de pessoas na Terra na época esse assassinato (de Abel por Caim) poderia ter sido de 500 mil” (Ussher, 1658: § 13).
    Como é possível, se o mundo tinha acabado de ser criado e a população já ter alcançado tão elevado número? Nem mesmo um processo industrial de clonagem em grande e rápida escala é capaz de reproduzir tantas pessoas em tão curto prazo.
    Bem, James Anderson deve ter acreditado que Adão herdou o conhecimento de Geometria do Grande Arquiteto do Universo, pois ele foi criado a sua imagem e semelhança, apenas com base no ditado popular; “filho de peixe, peixinho é”.
    Pois, dizer que o primeiro homem criado nasceu já com conhecimento de Geometria, no lugar de outras formas de conhecimento e de habilidades mais úteis para os tempos primitivos, é de uma comicidade digna de ser incluída no filme de comédia História do Mundo de Mel Brooks. Também, não deixa de ser menos curiosa a afirmação de que Caim, filho de Adão, construiu uma cidade. Quem iria residir, pois o mundo acabou de ser criado e só existia a família de Adão? Mais adiante ainda ele delira novamente afirmando que Set tinha conhecimento de Astronomia e que Noé construiu a arca com conhecimentos de Geometria, e de acordo com as Regras da Maçonaria (idem: 08-9).
    Capa da primeira Constituição Maçônica mencionando a data 5723 A.L. (Anno Luci).
    Agora, o surpreendente é o fato de maçons, que são combatentes da ignorância e do erro, considerados filhos do Iluminismo, isto é, da era da razão, quando o esclarecimento substituiu a crença no sobrenatural, no entanto, ao mesmo tempo, ainda alguns acreditam na criação do mundo em 4000 a.E.C., por isso até hoje utilizam o calendário (com algumas variações conforme o Rito= Anno Mundi= Anno Inventionis= Anno Depositionis=Anno Ordinis) Anno Luci (Ano da Luz, ou seja, ano desde a criação do mundo).

    Se a Bíblia está errada ao nos dizer de onde viemos, como podemos confiar nela ao dizer pra onde iremos?.

    ResponderExcluir