Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 12 de janeiro de 2020

COLUNA DE HARMONIA EM CÂMARA DO MEIO

Em 17/10/2019 o Respeitável Irmão Fernando Bianchini Batista, Loja Acácia do Triângulo, 1.924, REAA, GOB-MG, Oriente de Uberlândia, Estado de Minas Gerais, solicita esclarecimento para o que segue:

HARMONIA NA SESSÃO DE MESTRE MAÇOM

Inicialmente, gostaria de parabenizar o importante trabalho que o Eminente Irmão tem desenvolvido frente à Secretaria Geral de Ritualística - GOB, em especial, destaco o trabalho de padronização ritualística do R.E.A.A.

Nesta oportunidade, me dirijo ao E. Irmão, com o intento de sanar uma dúvida ritualística de nossa Oficina, da qual sou portador e lhe transmito:

Nas Sessões de Mestre Maçom, as músicas tocadas devem ser fúnebres ou estas músicas devem ser utilizadas apenas em Sessão de Exaltação?

Quando possível, aguardo o vosso retorno e, desde já, agradeço.

CONSIDERAÇÕES:

A Coluna de Harmonia é prevista nos três graus simbólicos do REAA, destacando-se no grau de Mestre músicas compatíveis com o que representa a Câmara do Meio, embora não especificamente com músicas fúnebres, mas condizentes com o ambiente (tristeza e consternação).

No caso do 3º Grau, a Coluna de Harmonia fica mais apropriada nas sessões magnas de Exaltação, em que pese nada existir contrário à utilização de música apropriada também nas sessões ordinárias. 

Na realidade, nesse ano (2020) irá para a plataforma do GOB o Sistema de Orientação Ritualística para o grau de Mestre, pelo que pretendo ordenar instruções nesse sentido.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 11/01/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário