Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

PEDIR A PALAVRA NA ORDEM DO DIA

Em 15/10/2019 o Respeitável Irmão Carlos Eduardo Mariano, Loja Fraternidade Iconhense, 3.888, REAA, GOB-ES, Oriente de Iconha, Estado do Espírito Santo, apresenta a dúvida seguinte:

PEDIR A PALAVRA NA ORDEM DO DIA

Queria saber através de Vosso conhecimento, em qual momento o Obreiro pode pedir a palavra na Ordem do Dia ou se o Secretário pode junto com o Venerável Mestre levar assuntos ao momento reservado a tal durante a Sessão? Existe prazo para pedir a palavra na Ordem do Dia? Digo isso por que estamos com dilema em Loja se o assunto é inscrito com antecedência, pedido no dia da Sessão ou durante a circulação do Saco de Proposta e Informações?

CONSIDERAÇÕES:

Conforme prevê o Ritual do REAA em vigência, a Ordem do Dia deve ser previamente organizada pelo Venerável Mestre, dela constando assuntos dependentes de discussão e votação, tais como proposições, requerimentos, etc.

Em assim sendo as matérias apresentadas devem fazer parte de uma agenda organizada com antecedência, salvo, evidentemente, se alguma col∴ grav∴ que fora colhida na circulação da bolsa naquela sessão mereça atenção imediata.

Ordem do Dia organizada previamente certamente trará objetividade aos trabalhos que ficarão isentos de arguições improfícuas e palavreados inúteis.

Assim, como previsto no ritual, o Secretário, atendendo ao comando do Venerável Mestre vai colocando em pauta os assuntos que foram previamente agendados para os devidos debates. Ressalte-se que para cada assunto, debatido antes da votação o Orador, como Guarda da Lei dará as suas conclusões legais (não é a sua opinião pessoal).

Com isso, o Venerável Mestre obedecendo a agenda coloca nas Colunas e Oriente a palavra por assunto apresentado. Por sua vez, os que se manifestarem somente falam sobre a matéria em debate. Concluídos todos assuntos e afins da agenda ele dá por encerrada a Ordem do Dia – não deve nunca perguntar se alguém tem mais algum assunto para aquela ocasião.

Caso algum obreiro tenha trazido algum assunto que mereça apreciação urgente, ele deve então se servir da bolsa de Propostas e Informações para que o Venerável, ao decifrar as ccol∴ ggrav∴, avalie se aquela col∴ é ou não merecedora de ser colocada na Ordem do Dia da sessão em curso. 

Por outro lado, durante a Ordem do Dia, obreiros só pedem a palavra se a mesma for pertinente ao assunto que está sendo debatido. Em resumo, ninguém deve pedir a mesma para apresentar, naquela oportunidade, uma matéria nova. Com isso, reitera-se que o Venerável deve, após terem sido debatidos e votados todos os assuntos constantes da agenda, encerrar imediatamente a Ordem do Dia, nunca colocando de volta a palavra nas Colunas e Oriente para eventuais apresentações de outras matérias, ou mesmo para repetições do que já foi falado, bem como assuntos que não condigam com o período.

É só seguir o ritual que não haverá desvirtuamento do objetivo da Ordem do Dia e, por conseguinte, dos trabalhos como um todo.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 04/01/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário