Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

JOIA DO MESTRE INSTALADO. ARCO GRADUADO E ABERTURA DO COMPASSO

Em 29/10/2019 o Respeitável Irmão Jorge Luís B. de Carvalho, Loja Universo, REAA, GOB-RJ, Oriente do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a questão abaixo:

JOIAS, ARCO DE CÍRCULO

A curiosidade (conhecimento) me trouxe mais uma vez ao Irmão para me auxiliar no entendimento simbólico das figuras abaixo:

1 – Estes semicírculos o que representam? São graduados?
2 - As aberturas são as mesmas nestes diferentes símbolos?
3 - O que cada um deles representa em seu conjunto?

Mestre instalado e Autoridades Estaduais (com esquadro e semicírculo), Grão Mestre e GM Adjunto, Perfeito e Sublime Maçom – Grau 14 REAA.

Recorri a diversos livros, perguntei a diversos e conceituados Irmãos, mas não obtive respostas sobre a simbologia da joia do Mestre Instalado (GOB) utilizada também nas joias das autoridades estaduais do GOB e secretarias, bem como as joias do Grão Mestrado Adjunto e Grão Mestrado Geral, sendo que nesses últimos não existe o esquadro. Diversos escritores falam sobre o Teorema de Pitágoras, mas esse símbolo pertence aos mestres instalados da Grande Loja.

Temos também com pequenas divergências uma simbologia no grau 14 semelhante, com pequenas alterações. Citei apenas o Grau 14 mas, outros graus filosóficos também possuem essa simbologia.
Mais uma vez, humildemente agradeço a sua gentileza e presteza em me auxiliar nessa difícil busca de respostas sobre simbologia maçônica.

CONSIDERAÇÕES:

A despeito de inúmeras especulações sobre as joias dos Mestres Maçons Instalados, na realidade esse conjunto simbólico deve ser visualizado sob dois aspectos, ou seja, aquele que qualifica a joia do Venerável Mestre e a que qualifica a dos Ex-Veneráveis. Ainda nesse contexto, também as ideias que se coadunam aos costumes da Maçonaria Inglesa e os da Maçonaria Francesa.

Sem entrar em detalhes, reitero que cerimonial de Instalação é original na Maçonaria anglo-saxônica. Já na Maçonaria latina (francesa), Instalação é simplesmente sinônimo de posse.

Em se tratando de joias distintivas, o Esquadro, utilizado pelo Venerável Mestre, o identifica com o período ancestral da Ordem, ou seja, com o período operativo e a imprescindível aplicação desse instrumento nas antigas construções.

Dado a isso é que em qualquer vertente maçônica, o Venerável Mestre traz consigo como joia distintiva um Esquadro de ramos desiguais. Isso se dá porque o Esquadro junto ao Venerável representa um dos instrumentos do ofício, portanto deve possuir ramos desiguais (com cabo e graduação) de tal modo que a sua figura possa sugerir a construção de um triângulo retângulo, elemento geométrico fundamental para esquadrejamento dos cantos das construções.

É bom lembrar que a disposição dos ramos do Esquadro na proporção de três e quatro (catetos) e cinco (hipotenusa) o identifica como símbolo da 47ª Proposição de Euclides (Teorema de Pitágoras), cujo elemento é tido na Maçonaria Especulativa como um dos emblemas de Verdade Universal. 

São essas são as qualificações simbólicas atinentes ao Esquadro como a joia distintiva do Venerável Mestre.

Em se tratando da joia distintiva de Ex-Veneráveis, em face a existência de duas vertentes maçônicas – a inglesa (teísta) e a francesa (deísta) – esses emblemas, por questões culturais e doutrinárias acabam se diferenciando entre elas.

Nesse sentido, na vertente inglesa o Ex-Venerável é conhecido como "Past Master", ou "Imediate Past Master" (para o mais recente). Já na vertente francesa ele é o Ex-Venerável, ou o Ex-Venerável mais recente da Loja. 

O termo Mestre Instalado, por força de hábito, o que não cabe aqui agora comentário, acabou se formalizando na Maçonaria latina com um título distintivo (não é grau) dado àqueles que foram eleitos um dia para o veneralato de uma Loja, o que, em linhas gerais acabou se generalizando entre o Venerável Mestre e os Ex-Veneráveis.

No tocante às diferenças, o "Past Master" ou o "Imediate Past Master" (maçonaria anglo-saxônica) utiliza uma joia composta pelo mesmo esquadro utilizado pelo Venerável Mestre, porém pela parte interna do ângulo, preso aos ramos, soma-se uma representação pictográfica do Teorema de Pitágoras na proporção 3, 4 e 5. 

Já o Mestre Instalado (Ex-Venerável mais recente ou não) da maçonaria francesa traz consigo uma joia distintiva composta por um Compasso sobre um Esquadro, sendo que o primeiro se apresenta aberto a 45 graus tendo as pontas das suas respectivas hastes incidentes a um arco de círculo correspondente à oitava parte de um total de 360 graus (totalidade cósmica). Ao centro do conjunto Esquadro-Compasso vai um "Olho Onividente" rutilante, ou mesmo a figura do Sol.

Significados - Quanto às explicações pertinentes às joias distintivas, a do "Past Master" (maçonaria inglesa), a representação pictográfica do Teorema de Pitágoras representa por parte do seu usuário o domínio e prática restrita àqueles que já ocuparam o cargo de Venerável Mestre. Em termos práticos, o seu conhecimento habilita o profissional que, munido do cordel e da trena aplique com precisão a 47ª Proposição de Euclides no esquadrejamento dos cantos que a posteriori serão levantados a prumo. De modo especulativo essa alegoria menciona a retidão e o zelo que devem ser aplicados no canteiro especulativo (Loja). Assim, presente na joia distintiva do "Past Master" esse emblema exprime que o domínio dessa grande Verdade só é reservado àqueles que dirigem, ou já dirigiram, os trabalhos simbólicos de uma Loja maçônica.

No que diz respeito ao significado da joia distintiva do Ex-Venerável (Mestre Maçom Instalado) da maçonaria latina, a abertura do Compasso a 45 graus – 8ª parte do círculo, representa, em primeira análise, o comedimento nas ações daquele que foi um dia instalado na cadeira da Loja. Em síntese, a limitação da abertura do Compasso significa que a Sabedoria deve ser usada com moderação, pois o poder, se utilizado em excesso e sem limite, pode se transformar em opressão e tirania. A abertura em 45 graus sobre o arco de círculo também simboliza a humildade e a limitação do ser humano diante do conhecimento cósmico da divindade. A abertura a 45 graus simula a metade da abertura máxima de 90 graus ¼ do círculo – o ângulo reto ou esquadria (abertura áurea). O Esquadro simboliza o caminho da retidão e o Compasso a justa medida, virtudes imprescindíveis àqueles que conduzem os trabalhos de uma Loja. O Sol, ou o Olho Onividente, representa a Sabedoria aplicada às ações de um Mestre Maçom Instalado.

Cabe lembrar que o REAA, embora possua, por questões históricas, influências anglo-saxônicas, ele é um rito de raiz essencialmente francesa.

Por fim, a graduação de um segmento de arco de círculo associado à abertura do compasso denota limite e comedimento. É o que eu poderia explanar atendendo ao significado. De resto, variações existem, mas elas carecem de um estudo acurado já que ao bel prazer dos "achistas", muitos símbolos indubitavelmente se encontram deturpados. 

E.T. – Esses comentários se prendem apenas à Maçonaria simbólica que é a universal. Ao colegiado litúrgico dos "graus filosóficos" cabe as explicações inerentes a essa escola.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 26/01/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário