Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

ALTAR DOS JURAMENTOS

ALTAR DOS JURAMENTOS
(republicação)

Em 18.04.2015 o Respeitável Irmão Valderli Jonatha Ramos, Loja Estrela de David, 2.387, REAA, GOB-AM, sem declinar o nome do Oriente (Cidade), Estado do Amazonas, solicita o seguinte esclarecimento: 
resolv.business@yahoo.com.br

Li seu trabalho sobre o Altar dos Juramentos e tenho uma dúvida que não acho em local nenhum. Na mesma pagina 22 que você cita no Ritual do 1º Grau do REAA do GOB aparece junto ao Altar dos Juramentos triangular, em cada canto, tem uma luz, que eu imagino ser as Tochas ou velas que aqui no Amazonas no REAA não se é mais vista nas Lojas... O Ritual não fala mais em velas ou tochas... No seu Oriente é utilizado? Foi extinto isto em nosso Rito? Ou apenas no Amazonas não é utilizado? Ou ainda... O REAA deixou de usar por comodismo?

Considerações: 

Eu realmente não sei de que Peça de Arquitetura é essa onde o Irmão diz que eu cito luzes em cada canto do Altar dos Juramentos do REAA no GOB, já que o ritual dessa Obediência nem mesmo prevê essa prática.

Também me parece outra contradição na sua questão, já que eu tenho sido obreiro do Grande Oriente do Brasil há muitos anos. O Rito Escocês Antigo e Aceito no seu simbolismo não possui “tocheiros” à moda inglesa. 

No Rito em questão o Altar mencionado se situa no Oriente diante do Altar ocupado pelo Venerável e sobre ele está prevista a colocação apenas das Três Grandes Luzes Emblemáticas (Livro da Lei, Esquadro e o Compasso). 

Assim, no GOB o ritual em vigência não contempla velas ou tochas sobre o Altar dos Juramentos, portanto a questão não é de “não fala mais em velas ou tochas...” Também não é questão de “no meu Oriente” ser utilizado e nem de extinção, muito menos se previsto ou não nesse ou naquele Oriente. 

Encerra também a questão a de “deixar de usar por comodismo” se, tradicionalmente essas luzes (velas ou tochas), nunca existiram verdadeiramente no Rito e o mesmo Ritual para o GOB-AM é o mesmo em vigência em todas as unidades (Estados) da Federação no Grande Oriente do Brasil. 

Finalizando deixo o seguinte esclarecimento: sou obreiro do GOB, inclusive seu Secretário Geral para o REAA e não conheço nenhum procedimento desses como mencionado na questão. 

Também penso ser mais uma vez oportuno salientar que eu nunca escrevi Peça de Arquitetura ou instrução prevendo luzes sobre o Altar dos Juramentos.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.771 – Florianópolis (SC) quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário