Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 18 de janeiro de 2020

PANCADAS E BATERIAS SURDAS - SESSÃO DE POMPAS FÚNEBRES

Em 24/10/2019 o Respeitável Irmão Celso Costa Souza, Loja União, Paz e Justiça, 1781, REAA, GOB-MG, Oriente de Montes Claros, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte questão:

BATERIA FÚNEBRE

Parabéns e gostei muito da cartilha ritualística lançada no site do GOB, que veio somar ao ritual e tirar algumas dúvidas. Tenho dúvida com relação a Bateria Fúnebre, que é três pancadas surdas no cotovelo esquerdo em sentimentos ao irmão que foi pra Oriente eterno em substituição ao minuto de silêncio, que segundo cartilha publicada na época aqui em MG o minuto de silêncio era só pra profano. Informo que está cartilha não vale mais e foi abolida definitivamente pelo GOB-MG. Te confesso achava e acho muito esquisito, acho com o minuto de silencio você tem condições de homenagear mais o irmão que nos deixou. Irmão Pedro Juk, já que não têm no ritual e não foi falado na cartilha publicada no site do GOB, como oriento a nossa loja, bateria fúnebre ou minuto silêncio. Gosto de seguir à risca a ritualística.

CONSIDERAÇÕES:

Exatamente por não constar no ritual de Mestre Maçom do REAA em vigência é que essa bateria, em condições normais, não existe. 

Bateria ou pancada surda somente é aplicada na ocasião em que se realiza uma sessão de Pompas Fúnebres, cuja qual está orientada no GOB in Rituais Especiais (Eventos Irrestritos) instituído pelo Decreto 1517 de 24/03/2017. 

No ritual de Pompas Fúnebres (página 125), relativo às baterias maçônicas, prevê-se que as pancadas com o malhete serão sempre surdas, e bem assim as baterias. 

Para isso as pancadas com o malhete se darão sobre um pedaço de lã (feltro, por exemplo), enquanto que a bateria é feita com a mão direita sobre o pulso esquerdo (o maçom usa luvas brancas em sessão de Pompas Fúnebres). 

Desse modo, não existe nas sessões, que não a específica de Pompas Fúnebres, nenhuma bateria fúnebre (sic), assim como também é inexistente o tal "minuto de silêncio". 

Reitera-se: homenagens ao finado se darão apenas nas ocasiões previstas no ritual específico, no caso o de Pompas Fúnebres. 

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 17/01/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário