Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

DEVEMOS AJUDAR A UM IRMÃO NECESSITADO?

DEVEMOS AJUDAR A UM IRMÃO NECESSITADO?
Gustavo Velasques Santos – M∴M∴ 

Meus irmãos, outro dia, li um texto em nosso Grupo, que nos escreve, que um irmão Maçom, não deve ficar procurando ajudar demais irmãos, em empregos, ingresso em hospitais públicos, etc... etc, devendo focar objetivos maiores relacionados com o desenvolvimento ético e de crescimento da Sociedade em que vivemos...

Algumas considerações:

Peço-vos, paciência, pois serei um pouco cansativo em conceitos já arraigados, no consciente de todo o Maçom que já está acima do segundo degrau, mas minhas considerações vão para os nossos aprendizes, aqueles que estão a iniciar-se nesta eterna caminhada na escada de Jacó..

Por não ser o dono da verdade, mas com a liberdade de expressão do pensamento permissível a todo Maçom, solicito aos irmãos a complementação, ou a discordância do que aqui escrevo.

Alguns conceitos copilados de nossa tradição literária:

Dentre outros objetivos em nossa missão institucional acessível a profanos e maçons, pois que registrados em livros, Estatutos, Constituição , como deve ser, em qualquer sociedade civil, a Maçonaria visa:

Combater a ignorância em todas as suas modalidades, tornando-se uma escola mutua que impõe o seguinte programa:

Obedecer às leis do País, obedecer aos governos e as autoridades se são justos, viver segundo os ditames da honra, praticar a justiça, amar ao próximo, trabalhar incessantemente pela felicidade do gênero humano, conseguindo a sua emancipação progressiva e pacífica.

A liberdade é a fonte de todos os sentimentos de honra e de dignidade, e ela, defende a expressão do pensamento, desde que mantida a correlata responsabilidade.

O verdadeiro maçom pratica o bem e leva a sua solicitude aos infelizes, na medida de suas forças, reprimindo com sinceridade e desprezo o egoísmo e a imoralidade.

Os ensinamentos maçônicos, dentre outros, induzem a seus adeptos a dedicarem–se a felicidade de seus semelhantes, não porque a razão e a justiça imponham este dever, mas porque este sentimento de solidariedade, é a qualidade inata que faz os filhos do Universo fieis às leis do amor e simpatia, com que o G∴A∴D∴U∴ nos brinda neste planeta.

A maçonaria em uma de suas definições, pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade, fazendo isto, por meio do cumprimento inflexível do dever, da pratica desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade.

Ela determina que os maçons estendam e liberalizem os laços fraternais que os unem, a todos os homens espalhados pela superfície da terra. Ela condena a exploração do homem, os privilégios e as regalias, enaltecendo, porém, o mérito da inteligência e da virtude, bem como o valor demonstrado na prestação de serviços à Ordem, à Pátria e a Humanidade. 

Ela exige um combate sem tréguas aos hipócritas, aos pérfidos, aos ambiciosos e aos corruptos, ela deve buscar eliminar a ignorância, os preconceitos de grande parte da humanidade, que se encontra cega, pelas paixões e inerte, pela ausência do saber.

A maçonaria não é uma Sociedade de auxílio mútuo ou de caridade. Aquele que não cumprir o seu dever como maçom, será considerado traidor à Maçonaria.

Mas Respeitáveis irmãos, assim como em toda a Associação, temos direitos e deveres a cumprir e enumero um deles :

Reconhecer como Irmão todo Maçom e prestar-lhe a proteção e ajuda de que carecer, defendendo em tudo que for justo e necessário.

Tornar-se enquanto maçom, um elemento da paz, de concórdia e harmonia no seio da Maçonaria.

Os Maçons devem ser amigos dedicados e leais, e estarem sempre prontos a correr no auxílio de seus irmãos, nos momentos mais difíceis de suas vidas.

Devem os maçons brandirem sempre suas espadas, no socorro à vida e a honra de um irmão necessitado.

Prezados irmãos, terminados parte dos conceitos já de conhecimento de todos, entendo no meu ponto de vista, que nós Maçons somente poderemos atuar em defesa dos legítimos interesses da Ordem, se pudermos não apenas brandir a espada , a caneta, ou a voz, mas efetivamente em nosso dia a dia, atuarmos como verdadeiros agentes transformadores das situações que cerceiem a Liberdade, a cidadania e a humanidade e realmente nos irmanarmos no auxilio a um irmão necessitado. Afinal somos filhos de uma mesma viúva.

Resumindo - O verdadeiro maçom, prima por atuar em três frentes:

A primeira: Um maçom deve buscar conhecer a si mesmo em comunhão espiritual, procurar no recôndito de sua alma, de sua mente a razão de sua existência. Aprender a desbastar a pedra bruta de seu templo interior, preparar-se para a grande Obra, que está predestinado a lapidar. Descobrir a sua Verdade.

A segunda: Um maçom deve pelo exemplo, atuar com vigor, na sociedade em que se encontra inserido. Em quaisquer de suas áreas de atuação, no serviço, no convívio social, em sua crença religiosa, na participação política ou econômica. 

Deve procurar galgar os degraus superiores da sociedade em que inserido. Deve transformar-se em verdadeiro Líder, pois somente enquanto Líder, poderá utilizar-se da pedra filosofal que transmutará os corações e mentes adormecidos, somente enquanto Líder, poderá trazer a Luz do esclarecimento, que tornará possível o combate aos usurpadores da ética, da moral e da liberdade.

A terceira: Ajudar a seu irmão, em tudo que for justo necessário e possível, pois as nossas espadas, nossa amizade, nossa dedicação, estarão sempre a postos, para correr em socorro da vida e da honra de um verdadeiro irmão, sempre que as vicissitudes da vida o colocarem em eminente perigo.

Sendo assim, com relação à questão inicialmente proposta, discordo com respeito da opinião do Irmão, pois devemos sim, ajudarmos no que pudermos e nos for possível, dentro de um espírito ético e moral , a um irmão que esteja em necessidade.

AFINAL , ASSIM JURAMOS UM DIA !!!

Fonte: https://focoartereal.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário