Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

PARAMENTOS DO SUBSTITUTO DO VENERÁVEL

Em 21/10/2019 um Respeitável Irmão pertencente a uma Loja do REAA do Grande Oriente do Brasil através do NEWS GOB NET formula a questão seguinte:

PARAMENTOS DO SUBSTITUTO DO VENERÁVEL

Favor informar como deve se paramentar o Primeiro Vigilante de uma Loja do REAA quando substitui o Venerável Mestre na sua ausência.

CONSIDERAÇÕES:

Em se tratando do REAA, o Primeiro Vigilante, vestindo seus próprios paramentos é quem substitui, de modo precário, o Venerável Mestre. Nessa oportunidade o substituto legal utiliza, do Venerável, apenas a joia distintiva do cargo (Esquadro). Por sua vez, o Segundo Vigilante, vestindo os seus paramentos, assume o lugar do Primeiro Vigilante. Nessa oportunidade ele deve utilizar a joia distintiva do Primeiro Vigilante (Nível). Sequencialmente, em substituição ao Segundo Vigilante, vem o Segundo Experto que, vestido com os seus paramentos utiliza a joia distintiva do Segundo Vigilante (Prumo).

Os substitutos - que ocupam os cargos apenas em caráter emergencial - usam as joias dos titulares porque, dentre outros, elas representam durante os trabalhos os cargos na Loja. Devido a essa substituição estar relacionada a uma situação de emergência, não existe nenhuma afronta à legalidade quando o substituto usa a joia do titular.

Em que pese serem os paramentos diferenciados para os Vigilantes no REAA uma mera invenção, mas que infelizmente foram adotados pelo GOB, suas descrições, tanto para o Venerável Mestre, como para os Vigilantes e Ex-Veneráveis, encontram-se no Ritual de Mestre Maçom do REAA em vigência.

A despeito das particularidades pertinentes à cada Rito, reitera-se que substituições de cargos eletivos ocorrem apenas em caráter emergencial. Se a vacância do titular eleito for definitiva, cumpre-se o previsto na legislação – por exemplo, a realização de eleição para ocupação do cargo vago.

Ainda no tocante ao REAA, a praxe é de que nas sessões magnas de Iniciação, Elevação e Exaltação, caso o substituto legal não seja um ex-Venerável, então que um Mestre Instalado da Loja, preferencialmente o mais recente, seja o substituto do Venerável Mestre.

Assim, dando por concluído, o substituto imediato (emergencial), vestindo seus próprios paramentos, usa a joia do titular.

T.F.A.
PEDRO JUK – SGOR-GOB - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 21/01/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário