Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 26 de janeiro de 2020

CINCO PP∴ DE PERF∴

Em 29/10/2019 o Respeitável Irmão Horácio Acácio Augusto, Loja Comanderia Bento Gonçalves, nº 04, GLMERGS (CMSB), REAA, sem mencionar o Oriente, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta o que segue.

CINCO PP∴ DE PERF∴

Primeiramente cumprimento-o pelos teus trabalhos e toda tua obra! Verifiquei e constatei que és um dinâmico e bem-conceituado escritor. P

arabéns! Porém, meu irmão, integro a Academia Maçônica de Letras Sul Rio-Grandense, e em consequência devo procurar estar a par dos bons trabalhos maçônicos, editados ou não! 

Sou padrinho de um irmão da GLESP e como tal fui consultado a respeito do significado de cada um dos C∴ PP∴ de Perf∴ no grau de Mestre. 

Mandei-lhe algo que possuía, mas que considero inconsistente e um tanto vago. Assim atrevi-me contatar com esse irmão, para que usando seus alfarrábios e experiência, pudesse ajudar-me na empreitada. 

Desde já agradeço a fineza da atenção.

CONSIDERAÇÕES:

Em linhas gerais, os CC∴ PP∴ PP∴ do Mestrado têm a sua origem na Lenda do Terceiro Grau. 

Adaptado para a Lenda pelo advento do aparecimento do Grau de Mestre em 1725, os CC∴ PP∴ eram antes conhecidos, originalmente como os PP∴ do Companheirismo, isso porque anteriormente ao Grau de Mestre, a Maçonaria se dividia em duas classes profissionais, a dos Aprendizes e a dos Companheiros. 

Assim, com o advento do 3º Grau a Lenda Hirâmica se consolidaria na Moderna Maçonaria como a chave e encerramento da Grande Iniciação. Com isso, muitas práticas ritualísticas relacionadas ao grau de Companheiro passariam para o 3º Grau. É o caso dos CC∴ PP∴ PP∴ do M∴.

Sob o significado dessa prática, a mesma tem origem no momento em que simbolicamente H∴ é revivido para ingressar no Oriente. Sua liturgia se dá em função à posição assumida pelos protagonistas (do Respeitab∴ e do exaltando) no momento em que H∴ renasce para Luz. 

A alegoria se principia com o gesto do Respeitab∴ Mestre postado aos pés do e∴ simbólico e tem o seguinte significado: 1º) - pp∴ dd∴ u∴, estabilidade; 2º) - jj∴ dd∴ uu∴, equilíbrio; 3º) - peit∴ dir∴com peit∴ dir∴, amparo; 4º) - m∴ e∴ sobre o o∴ d∴, apoio; 5º) - mm∴ dd∴ uu∴ em g∴, fraternidade.

De certo modo, a estabilidade, o equilíbrio, o amparo, o apoio e a fraternidade são partes da boa geometria da vida. Virtudes aprendidas pelo iniciado durante sua jornada iniciática, esses PP∴ dão ao exaltado o rumo a continuidade e a conduta de vivência comum àquele que, depois de ter vencido a sinuosidade da Escada, se encontra enfim diante da Árvore da Vida. Isso resume o porquê da senha de reconhecimento do 3º Grau – "A A∴ M∴ É C∴". Com estabilidade, equilíbrio, amparo, apoio e fraternidade há de viver aquele que da escuridão das trevas (ignorância) um dia ressurgiu para a Luz (Sabedoria).

Disse um dia o Grande Mestre: "retirai a pedra! Agora homem, sai da escuridão!"

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 25/01/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário