Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

JOELHO ESQUERDO OU DIREITO

JOELHO ESQUERDO OU DIREITO
(republicação)

Em 16.04.2015 o Respeitável Irmão Ruy Mar Nunes, Loja Amor é Luz, 1.159, REAA, GOB, Oriente de Pires do Rio, Estado de Goiás, pede o seguinte esclarecimento: 
ruymarnunes@yahoo.com.br

Porque na sessão de Iniciação o profano ajoelha-se com ambos os joelhos no altar do 1º Vigilante, depois no Altar dos Juramentos ajoelha-se com o joelho esquerdo, agora já sem a venda o Irmão Mestre de Cerimônias conduz o Neófito ao Altar dos Juramentos e ele ajoelha-se com o joelho direito. Qual seria o significado de ajoelhar-se com os dois, depois com o esquerdo e depois com o direito?

Considerações: 

Junto à mesa ocupada pelo Primeiro Vigilante durante a Iniciação o ritual do REAA revive uma antiga prática haurida dos mandos da Igreja-Estado (Católica) sobre os canteiros operativos da Idade Média.

Era costume à época da Maçonaria de Ofício (Operativa) que quando o pretendente era recebido pelo Segundo Vigilante para receber as primeiras instruções sobre as regras e “segredos da arte” (Iniciação), o mesmo depois de instruído era então conduzido até o Primeiro Vigilante para que por primeiro fosse-lhe feita uma oração religiosa em seu favor. 

Dessa maneira o candidato se ajoelhava, à maneira de costume indicado pela Igreja, com os dois joelhos, e recebia do respectivo Vigilante a prece referida. Em seguida o aspirante ouvia as preleções relativas aos ancestrais costumes da corporação (Old Charges) e era depois levado para diante das Três Luzes Maiores (Volume da Lei Sagrada, Esquadro e o Compasso) para prestar a sua obrigação como Aprendiz recém-iniciado. 

Ali ele era levado novamente a genuflectir, porém apenas com o joelho esquerdo, prestava o seu juramento, recebia a Luz, o avental e as luvas de trabalho e, por fim, era constituído (consagrado) Aprendiz recém-introduzido no Ofício.

Esse é um pequeno resumo das iniciações operativas que geralmente eram realizadas por ocasião das festas solsticiais no hemisfério norte nos recintos específicos que serviam às Guildas dos Construtores da Pedra.

Bem mais tarde, com o advento da Maçonaria Especulativa e da Moderna Maçonaria, os Ritos e Trabalhos maçônicos viriam a reviver essas passagens na sua liturgia e ritualística, dentre as quais, o caráter de se ajoelhar.

Em relação à genuflexão com o joelho “direito” mencionada na questão, posso lhe garantir que é um simples erro de impressão no ritual, já que genuinamente no Primeiro Grau a alegoria simbólica do Aprendiz - quando a figura dramática aparece desbastando a Pedra Bruta - esta sempre apresenta o personagem com o joelho esquerdo apoiado no chão tendo nas mãos o maço e o cinzel.

No caso do REAA, originalmente durante sagrações e juramentos, geralmente a regra tem sido a seguinte: na Iniciação, joelho esquerdo para o Aprendiz; na Elevação, o direito para o Companheiro e ambos para o Mestre na Exaltação - não confundir esse último procedimento (do Mestre) com a genuflexão feita pelo candidato para receber a oração em seu favor durante a Cerimônia de Iniciação.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.769 – Florianópolis (SC) terça-feira, 4 de agosto de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário