Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

INSTRUÇÃO E AUMENTO DE SALÁRIO

INSTRUÇÃO E AUMENTO DE SALÁRIO 
(republicação)

Em 07.03.2014 o Respeitável Irmão Fernando Gonçalves dos Santos, Loja Amparo da Virtude, 0276, REAA, GOPE/GOB, Oriente de Pesqueira, Estado de Pernambuco, solicita os esclarecimentos seguinte:
goncalves.fernando@hotmail.com 

Solicitamos esclarecer as seguintes dúvidas ao REAA. 

1 – Qual Vigilante é o responsável pela instrução ao Aprendiz? 

2 – Qual Vigilante solicita aumento de salário pelo Aprendiz?

Considerações: 

Atendendo à tradição na Moderna Maçonaria haurida da Maçonaria Operativa, o REAA revive pelo seu caráter titular “Antigo”, no Ritual de Aprendiz em vigência no GOB a prática para o Segundo Vigilante, que toma assento ao Meio-Dia ou Coluna do Sul, de instruir os Aprendizes que ocupam o Topo da Coluna do Norte. 

Assim a questão não é simplesmente a de se estar na mesma Coluna, ou de quem dela é o responsável, mais um costume de tradição e hierarquia quando, no passado operativo era o Segundo Vigilante (Second Warden – zelador) que recebia o candidato a Aprendiz recém-iniciado (só existiam duas classes na época – Aprendizes e Companheiros) para instruí-lo primeiro e depois conduzi-lo ao Primeiro Vigilante (First Warden – zelador) que proferia uma oração em seu nome. 

É oportuno salientar que à época não existiam Ritos e a Maçonaria era puramente constituída por artífices da pedra que edificavam catedrais, obras públicas e de arte, etc., geralmente sobre a tutela da Igreja-Estado. 

É Nesse sentido que o Ritual do GOB mencionado revive na Moderna Maçonaria essas tradições, hoje pelo Experto e pelo Mestre de Cerimônias que recebem e trabalham primeiramente com o Candidato conduzindo-o a posteriori ao Primeiro Vigilante para a Oração em seu favor. 

É oportuno ainda salientar que no puro Ritual do escocesismo simbólico quem ensina (instrução) os passos da Marcha ao Aprendiz é o Segundo Vigilante que antes de instruí-lo, já como Neófito, o reconhece primeiro pelo Sinal, pelo Toque e pela Palavra – assim deveriam ser todos os rituais. 

A questão então não é a de ocupar a mesma Coluna, ou ser por ela o responsável para instruir, porém a questão é primeira a de tradição e por segunda a de hierarquia quando, simbolicamente, é o Segundo Vigilante que instrui os Aprendizes, o Primeiro os Companheiros e o Venerável Mestre os Mestres. 

Sugiro que para melhor entendimento a respeito, o estudante de Maçonaria deve perscrutar os saltérios operativos da Franco-Maçonaria sem levar em conta as particularidades de cada Rito da Moderna Maçonaria, até porque à época esses eram inexistentes. 

Quanto a quem pede o aumento de salário no caso para o Aprendiz é o Primeiro Vigilante. Aqui o caso não é o de instruir, já que o Primeiro Vigilante avalia o comportamento e a evolução do Obreiro pelas instruções que recebera do Segundo Vigilante. Estando então o Primeiro satisfeito, ele pede aumento de salário ao Venerável em favor do Aprendiz que aspira passar para a perpendicular ao Nível. 

Sob essa óptica remeto o Irmão consulente a uma acurada observação separando o que é tradição operativa na Maçonaria das particularidades de um Rito especulativo. Nesse sentido existem práticas que podem ser generalizadas enquanto que em outras, elas ficam presas às minudências doutrinárias. 

Finalizando, em tempos dantes (operativo – século XIII e XIV), muito antes do aparecimento dos Ritos e a Moderna Maçonaria (século XVIII) a Pedra Bruta era elemento distintivo da banda Sul com o Segundo Vigilante (Warden), embora os Aprendizes Juniors (recém-iniciados) já ocupavam o lado Norte e canto nordeste do canteiro operativo de obras (hoje a atual Loja especulativa) – veja a tradicional Maçonaria Inglesa e o seu Craft a exemplo dos Trabalhos de Emulação onde os Aprendizes se mantêm sempre ao Norte e a Pedra Bruta ao Sul junto ao Segundo Vigilante. Assim, a questão é de tradição e não de doutrina de um Rito específico, daí a razão - sob esse aspecto - de ser o Segundo Vigilante no Sul o verdadeiro instrutor dos Aprendizes ao Norte. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.719 – Melbourne – domingo 14 de junho de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário