Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 12 de janeiro de 2020

INSTRUTORES E O LUGAR DA PEDRA BRUTA E CÚBICA - REAA

Em 18 de outubro de 2019, o Respeitável Irmão Rodrigo Sayba, Loja Alexander Fleming, REAA, GOB-PR, Oriente de Ponta Grossa, Estado do Paraná, apresenta a questão seguinte.

INSTRUTOR DOS APRENDIZES

Tenho duas dúvidas. Como consta em nosso Ritual do grau de Aprendiz, o Segundo Vigilante tem a responsabilidade de atender ao Aprendiz e o Primeiro Vigilante tem a função de acompanhar o Companheiro. Verifiquei a explicação sobre isso em seu BLOG. A dúvida seria porque na Iniciação, primeiro o iniciado vai até o Primeiro Vigilante para ajoelhar-se e bater na pedra bruta? Não deveria ir até o Segundo Vigilante o qual é responsável por suas instruções? Outra questão: porque a pedra bruta encontra-se no primeiro vigilante se ele é responsável pelos Companheiros?

Desde já agradeço a sua atenção!

CONSIDERAÇÕES:

A Pedra Bruta e a Pedra Cúbica são duas das três Joias Fixas da Loja. Dentre outros elas esotericamente simbolizam respectivamente o Aprendiz e o Companheiro.

Assim, a Pedra Bruta, representando o início da jornada iniciática deve se situar na mesma Coluna em que se assentam os Aprendizes, pois a sua jornada, que nada tem a ver com o Vigilante instrutor, se dá pelo topo da Coluna do Norte. Com isso doutrinariamente o Aprendiz segue a alegoria da evolução da Natureza, alegoria essa que está bem representada pelas seis primeiras Colunas Zodiacais no topo do Norte. 

Dessa forma o "elemento bruto", tal qual o que fora retirado da jazida, é representado pela pedra disforme sujeita a ter suas arestas aparadas, símbolo do 1º Grau. É daí que independente de quem seja o instrutor, o trabalho na Pedra Bruta se dá no Norte do canteiro, por conseguinte, ali fica essa Joia Fixa.

Equivalente à evolução iniciática, o Companheiro, já demostrando evolução na senda do conhecimento, é então representado pela Pedra Cúbica. Sua jornada segue a alegoria das Colunas Zodiacais que se situam no topo da Coluna do Sul. Sob essa óptica, também independente do instrutor, o Companheiro trabalha preparando as ferramentas no Sul (mais iluminado). Nesse sentido, a Pedra Cúbica, que o representa, fica ao Sul do canteiro.

Há que se entender que no REAA toda essa alegoria iniciática se dá simbolicamente conforme ocorrem os ciclos naturais no hemisfério Norte. Assim as Joias Fixas da Loja - independentemente de onde sentam os instrutores – devem corresponder ao lado da Loja em que iniciaticamente trabalham os Aprendizes e os Companheiros. É bom que se diga que instrutores seguem a tradição hierárquica, enquanto que os instruídos seguem a tradição iniciática.

Cabe salientar ainda que o arcabouço iniciático baseado na evolução da Natureza é costume próprio do REAA, com isso, nele, a Pedra Bruta e os Aprendizes ocupam o Norte e os Companheiros o Sul. Existem, entretanto ou sistemas iniciáticos maçônicos (ritos e trabalhos) como o Craft, por exemplo, onde a Pedra Bruta fica no Sul e a Cúbica no Oeste. Destarte a riqueza dos sistemas doutrinários maçônicos, estes às vezes se diferem conforme as suas vertentes de origem, contudo todos convergem para um objetivo comum, que é o de transformar homens bons em homens melhores ainda - a magia da transformação da Pedra Bruta em Pedra Cúbica.

Concluindo, essas são as sutilizas da liturgia maçônica. A propósito, consulte as orientações colocadas na plataforma do GOB RITUALÍSTICA em http://ritualistica.gob.org.br/, Aprendiz e Companheiro do REAA. Muitos desses aspectos estão lá mais bem esclarecidos.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 11/01/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário