Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

POSIÇÃO DO ESQUADRO E COMPASSO

POSIÇÃO DO ESQUADRO E COMPASSO
(republicação)

Em 07.03.2015 o Respeitável Irmão Juvenal Alves de Moura, Loja João Brás, 1.116, REAA, GOB, Oriente de Trindade, Estado de Goiás, apresenta a seguinte questão: 
jmoura57@gmail.com 

Novamente quero recorrer ao seu vasto conhecimento para resolver a dúvida da qual trata o título. Tenho discordado do Irmão Orador de minha Loja quando o mesmo posiciona o Compasso e o Esquadro na abertura dos trabalhos. Pode parecer uma questão ingênua, pois está claro no Ritual e no próprio painel da Loja que o lado direito do Compasso sobrepõe o lado do Esquadro. Nossa discussão é: Qual o lado direito do Compasso? Na minha interpretação, é o lado direito do Orador, pois é ele que posiciona o Esquadro e o Compasso. A nossa discussão ocorre, pois cada um se baseia em uma referência. Em relação ao Orador o lado direito é um (no momento da abertura do Livro da Lei), mas em relação ao Venerável é o outro. Afinal quem está com a razão? Se possível gostaria de sua resposta o mais rápido.

Considerações: 

O ponto de vista nesse caso será daquele que estiver de frente para o Retábulo do Oriente (parede oriental). Assim considera-se o lado direito como referência daquele que abre o Livro da Lei e compõe as Três Grandes Luzes Emblemáticas na abertura dos trabalhos da Loja – lado direito do Orador quando estiver posicionado de frente para o Altar dos Juramentos. 

Via de regra, no REAA o Livro fica voltado (posição de leitura) para o Ocidente já que para tanto existe um lugar específico para a distribuição das Luzes Emblemáticas que é o Altar dos Juramentos. 

Nesse particular o Venerável não é o executor direto do ato, senão, conforme o Ritual em vigência, a Dignidade do Orador da que abre o Livro, o lê e posteriormente distribui os outros dois utensílios conforme o Grau na forma de costume. 

Ratificando - conforme o Ritual - é à direita de quem faz a leitura - por extensão a ponta referida (liberta) da haste do Compasso é aquela que aponta para o lado direito (Sul) do Orador que estará na oportunidade de frente para o Altar dos Juramentos. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.721 – Melbourne – terça-feira, 16 de junho de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário