Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

MESTRE DE CERIMÔNIAS

MESTRE DE CERIMÔNIAS
(republicação)

Em 15.03.2015 o Respeitável Irmão Adelmário Lima, Loja Cavaleiros do Oriente, 1.406, REAA, GOB, Oriente de Vitória da Conquista, Estado da Bahia, solicita o seguinte: 
adelmario99@yahoo.com.br 

Como exercer bem a função de Mestre de Cerimônias: Gostaria de saber se o Irmão tem algum material que possa ajudar a tirar algumas dúvidas de como executar bem à função de Mestre de Cerimônias no REAA∴, pois fui convidado para ser o Mestre de Cerimônias na próxima gestão. Informações mais detalhadas que complementarão das do Ritual.

Considerações: 

Em princípio eu poderia adiantar que esse Oficial no REAA é um dos mais exigidos nos trabalhos litúrgicos durante as sessões maçônicas, sejam elas econômicas (ordinárias), magnas ou mesmo outras previstas. 

O Mestre de Cerimônias é tido como o responsável pela beleza da Loja e as suas ações demandam de garbo e fineza ritualística. É imprescindível que esse Oficial seja, como o Experto, um profundo conhecedor da liturgia e da ritualística aplicada pelos respectivos rituais e manuais de procedimentos. 

Faz parte também do seu ofício auxiliar o Venerável e os Vigilantes nas instruções maçônicas. 

No mais eu sugiro que o Irmão adquira o livro Cargos em Loja do saudoso Irmão Francisco de Assis Carvalho - www.atrolha.com.br - cujo conteúdo e bibliografia, dentre outros, abordam o ofício do Mestre de Cerimônias. 

Finalizando, fico a sua disposição para auxiliar naquilo que for preciso, dirimindo as dúvidas que porventura surgirem e outros afins correspondentes. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.726 – Melbourne – domingo, 21 de junho de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário