Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

CORDA COM NÓS - NO PAINEL E NAS PAREDES

Em 17/10/2019 o Respeitável Irmão, Fábio Martins, sem mencionar o nome da Loja e Oriente, REAA, Grande Loja da Bahia (CMSB), Estado da Bahia, apresenta a seguinte questão:

CORDA COM NÓS

Bom dia querido irmão!!! Em visita a uma oficina do REAA, observei que ao invés da corda de 07 nós como no painel do rito, eles possuem uma corda com 09 nós sob o dossel. Recorro aos seus conhecimentos como uma forma de aprimorar meus conhecimentos. Muito obrigado.

CONSIDERAÇÕES:

Em que pesem as licenciosidades de interpretação, a Corda de Nós que se apresenta no Painel é apenas representativa – geralmente no painel possui sete nós, muito embora com a proliferação de rituais alguns até apresentem nove ao em vez de sete nós. 

A bem da verdade a corda que aparece no Painel representa a corda de nós que circunda o templo no alto das paredes. 

Como no Painel não existe espaço para se representarem os oitenta e um nós, e o Painel representa a Loja, optou-se por ali representá-la com um número menor de nós (geralmente sete). 

Reitero, embora sugestivo, o número 7 ou o 9 nesse caso é apenas apropriado para representar outro símbolo.

Em se tratando do REAA, a "Corda com 81 Nós" circunda ao alto as paredes do Templo (próximo ao limite com o teto) e se abrindo em duas borlas pendentes a cada um dos lados da porta. 

Assim o nó central fica posicionado ao centro no alto do Retábulo do Oriente (parede oriental imediatamente atrás do Venerável) tendo, a partir dele, quarenta nós para cada lado.

Como comentado, salvo as representações que ficam no Painel, não existe corda com sete ou nove acima ou abaixo do dossel. 

Historicamente a "Corda com Nós" relembra os canteiros de obra medievais cujos quais eram delimitados por uma corda (às vezes corrente de ferro) fixada em pequenos postes que circundavam a quadra de trabalho da construção, possuindo uma abertura que servia de entrada para o espaço. 

De modo especulativo, o templo maçônico é um canteiro simbólico de obras que traz, de modo alegórico, muitos elementos ligados às construções medievais, dos quais um é a corda como elemento que contorna, baliza e une. 

Quanto ao número de nós, o mesmo é especulativo e foi introduzido conforme influências adquiridas das manifestações do pensamento humano durante a evolução dos rituais, sobretudo a partir do século XVIII – vide o contexto dos símbolos maçônicos e as suas origens.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 05/01/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário