Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 5 de janeiro de 2020

INGRESSO DO PRÉSTITO. BATERIA NA PORTA

Em 14/10/2019 o Respeitável Irmão Manoel Vasques, Loja Perseverança III, REAA, GOB-SP, Oriente de Sorocaba, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:

BATERIA NA ENTRADA DE LOJA

Quais as baterias usadas nas entradas de Loja nos Graus de Companheiro e Mestre? Na minha modesta opinião, devemos usar a de Aprendiz em todas, está correto?

CONSIDERAÇÕES:

No caso de ritos que abrem os trabalhos num determinado grau, geralmente no ingresso dos obreiros para a abertura dos trabalhos (para o início da sessão) a bateria se dará na porta conforme o grau em que serão abertos os trabalhos.

Especificamente no REAA se faz conforme o que consta nos respectivos rituais em vigência nas páginas correspondentes às aberturas ritualísticas, assim como na plataforma do GOB RITUALÍSTICA in Sistema de Orientação Ritualística – http://ritualistica.gob.org.br/

A bateria universal (de Aprendiz) só é utilizada quando, não existindo Cobr∴ Ext∴, um retardatário se apresentar. Nesse caso, o atrasado ao chegar no Átrio dará na porta do Templo, em qualquer circunstância, a bateria de Apr∴ que é a universal (em tese ele não sabe em que grau a Loja está trabalhando).

Assim, na entrada do préstito, conforme consta nos rituais do REAA, para a Loja que será aberta no grau de Aprendiz, dá-se a bateria do 1º Grau; na do de Companheiro, a do 2º Grau; na do de Mestre a do 3º Grau.

Quando no primeiro parágrafo mencionei "no caso de ritos que abrem os trabalhos num determinado grau", o fiz porque existem ritos (trabalhos do Craft), como o York, por exemplo, que em qualquer situação abrem os trabalhos no Grau de Aprendiz e assim sucessivamente se o caso for o de trabalhar em Loja de Companheiro ou de Mestre (nele não existe transformação de Loja e nem aberturas diretamente no 2º ou 3º Grau). Originalmente no Craft as sessões são sempre abertas a partir do 1º Grau, não existindo préstito de entrada, portanto nem bateria na porta nessa ocasião – todos vão entrando, vestindo suas joias enquanto aguardam dentro da Sala da Loja as ordens do Venerável Mestre para a abertura. Formalidades de entrada, procissões, etc., somente são previstas em determinadas e esporádicas sessões.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 04/01/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário