Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

LIVRO DE PRESENÇAS - DO QUADRO E VISITANTES

Em 09/10/2019 o Respeitável Irmão Ruy Guilherme Rodrigues, Loja Fraternidade Pinheirense, 12, REAA, GLEPA, Oriente de Icoaraci (Belém), Estado do Pará, apresenta a seguinte questão:

LIVRO DE PRESENÇA DOS VISITANTES

Estou filiado e exercendo o cargo de Chanceler, minha dúvida é que os Irmãos visitantes lançam seu "ne varietur" no mesmo livro do quadro de obreiros da Loja, daí gostaria que o Irmão me tirasse a dúvida. Podem os Irmãos visitantes lançarem seu "ne varietur" no mesmo livro de presença do quadro de obreiros da Loja, ou a Loja tem que ter o Livro de visitantes?

CONSIDERAÇÕES:


A praxe é de que existam dois livros de presenças, um para os Irmãos do Quadro e outro para os de visitantes. 

Essa adoção é mais prática para as consultas necessárias, sobretudo quando o Chanceler tiver que apresentar relatório de frequência com os respectivos percentuais por obreiro, atendendo os preceitos da legislação maçônica – eleições, por exemplo. 

Nessa condição é mais adequada a existência de livros separados.


T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 31/12/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário