Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

CADEIRA DA ESQUERDA

CADEIRA DA ESQUERDA
(republicação)

Em 08.04.2015 o Respeitável Irmão Hudson Vieira dos Reis, Loja Abrigo da Virtude, REAA, GOB-DF, Oriente de Brasília, Distrito Federal, solicita o seguinte esclarecimento: 
hudson38@gmail.com 

Valho-me do presente para indagar-lhe a respeito do assento à esquerda do Venerável Mestre no REAA. Somente pode tomar assento à esquerda do Venerável Mestre o Past Master? Caso positivo, este necessariamente deve ser o Past Master mais moderno ou pode ser qualquer Past Master?

Considerações: 

Embora no rigor da Lei esse tipo de procedimento não exista tradicionalmente no REAA, ele foi incluído no Ritual em vigência. Assim cumprindo o que exara o mesmo, o que tem direito de tomar assento da esquerda do Venerável quando este não estiver sendo ocupado é o ex-Venerável mais recente. 

Nesse sentido, entendo que não estando presente o ex-Venerável imediato, nesse caso então a cadeira fica vazia. 

Prefiro usar o título de “ex-Venerável” para a vertente latina de Maçonaria, já que “Past Master” é próprio da vertente inglesa. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.755 – Florianópolis (SC) terça-feira, 21 de julho de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário