Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

MAR DE BRONZE

Em 29/10/2019 o Respeitável Irmão Augusto Fabiano de Souza Bernardinho, Loja José Garibaldi, 36, GOMG (COMAB), Oriente de Nova Lima, Estado de Minas Gerais, apresenta a questão seguinte:

MAR DE BRONZE

Minhas saudações fraternais. Agradeço muito a resposta da minha dúvida do e-mail e aqui estou novamente à sua procura trazendo mais um questionamento. O estimado irmão teria uma bibliografia sobre o Mar de Bronze para me passar? A respeito do mesmo, simbolicamente qual seu significado, história e utilização em loja? Seria ele apenas utilizado para purificação com a água nas iniciações ou teria mais algum significado exotérico?

COMENTÁRIOS:

Presente na Maçonaria por influência da cultura e religião hebraica, em se tratando do REAA o Mar de Bronze genuinamente deve ocupar lugar na porção ocidental do Templo Maçônico. Sua presença se dá em lembrança ao Mar de Bronze do Templo de Jerusalém que, segundo a Bíblia, fora fundido pelo artífice Hiram Afif (Hiram meu Pai). 

No Templo Hebraico ele era assim chamado por ser um grande reservatório de água utilizado nas abluções e nos rituais de purificação. O texto bíblico o descreve em Reis I, 7, 23 a 26 da seguinte forma.

"Hiram fundiu também um mar de bronze, que media dez côvados de um lado a outro, todo redondo, e tinha a altura de cinco côvados; a sua circunferência media-se por um fio de trinta côvados. Por baixo da borda havia saliências de talha em número de dez para cada côvado, dispostas em duas ordens, formando com o mar uma só peça. Esse assentava sobre doze bois, dos quais três olhavam para o norte, três para o ocidente, três para o sul e três para o oriente. O mar apoiava-se sobre eles e a parte posterior dos seus corpos ocultava-se para o lado de dentro. Tinha a espessura de um palmo; a sua borda assemelhava-se à um copo em forma de lírio e a sua capacidade era de dois mil batos".

No que diz respeito à sua presença como mobiliário nos Templos Maçônicos de alguns ritos, no REAA ele é utilizado para a purificação ritualística das mãos do Candidato pelo elemento água durante a segunda viagem.

Embora o Templo Maçônico esteja longe de ser uma cópia fiel do Templo de Jerusalém como alguns ainda pensam, sem dúvida muitos aspectos místicos a ele relacionado se fazem presentes na Moderna Maçonaria, sobretudo pela sua organização doutrinária. 

No que diz respeito à bibliografia maçônica indico, dentre outros, os livros: "Maçonaria e sua Herança Hebraica", "As Origens Históricas da Mística Maçônica" e "Shemá Israel...", todos de autoria do consagrado autor José Castellani.

Quanto ao significado do Mar, ele é um mobiliário destinado à purificação pelos elementos, no caso para limpar as mãos de possíveis resquícios lodosos do vício que porventura tenham permanecido. A prática em si demonstra que o Iniciado é preparado para que, ao receber a Luz, não traga nada consigo que pertença à vida passada. A água é um dos elementos que envolvem a alegoria na passagem das trevas para a Luz.

No tocante a outro significado, este não existe. Está ali presente para que nele se proceda a purificação e é utilizado no simbolismo apenas e tão somente na Iniciação, oportunidade em que o Candidato morre simbolicamente para uma vida e se prepara para o renascer de outra. A purificação das mãos é uma das condições de passagem pela porta que ele houvera batido para pedir passagem.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 27/01/2020

Um comentário:

  1. Parabéns ao irmão Pedro Juk pela objetividade dada ao assunto e por fornecer a bibliografia necessária para um estudo mais aprofundado.

    ResponderExcluir