Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 11 de dezembro de 2022

NE VARIETUR?

Sérgio Quirino Guimarães
É interessante pensar que procuramos nos estudos maçônicos, conhecimentos cuidadosamente velados sob a forma de símbolos ou alegorias e que muitas vezes precisamos ter um profundo conhecimento de outro ramo da ciência para desvendarmos algumas instruções maçônicas; de uma certa forma isto é uma verdade porém, não se aplica a tudo que envolve nossa Sublime Ordem. 

Observe que às vezes basta um pouco de atenção para descobrirmos que há algo mais do que está escrito nos papéis. Por favor me responda a esta pergunta: - Assinatura e Ne Varietur são a mesma coisa? 

Os bons dicionários nos ensinam que uma assinatura ou firma é uma marca ou escrito em algum documento que visa dar validade a ele ou identificar a sua autoria. Já Ne varietur é uma expressão latina que significa “Para que nada seja mudado”. Aí a maioria faz uma ligação entre a assinatura que não pode mudar com Ne varietur. 

Há em alguns rituais a menção de assinar com seu Ne varietur, para mim há algo errado, do tipo assinatura inelegível. Assinamos somente com a assinatura, "subimos para cima", "descemos para baixo" e assinatura legível é simplesmente o nome escrito e qualquer um pode fazer pelo outro. 

Portanto, assinatura é uma coisa e Ne varietur outra coisa. Assinar é uma ato material/físico, pega-se uma caneta e desenha-se alguns traços, já Ne varietur é um ato moral/espiritual, que tem o sentido de compromisso, após os Irmãos passarem por determinadas situações eles confirmarão pela assinatura/firma que eles seguirão, cumprirão, atuarão conforme o que lhe foi ensinado ou para facilitar o entendimento dos leitores digo que o iniciado (independente do grau) após ser instruído nos nossos Augustos Mistérios deve firmar o compromisso para que nada seja mudado, sobre tudo aquilo que se passou o que de certa forma é Landmark. 

Após ser iniciado, o novo Aprendiz firma aquele marco de nada revelar e de não procurar conhecimentos além do grau 1, ou seja, ele deve também reconhecer seu limite. Faça um pequeno exercício: coloque sobre uma mesa uma folha de talão de cheque e um de seus Diploma de Grau Maçônico. As partes que lhe compete preencher lhe causam o mesmo movimento interno? Em ambos os documentos você colocaria sua firma com a mesma energia e vibração? 

Fonte: JBNews - Informativo nº 192 - 07/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário