Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

O GRANDE SEGREDO MAÇÔNICO

Por Franck Fouqueray
Tradução J. Filardo

A história que vou contar a vocês aconteceu há muito tempo. Acabara-se de criar a primeira loja maçônica. Agora era necessário encontrar um esconderijo seguro para ocultar de forma duradoura o grande segredo da Maçonaria. Os oficiais, então, reuniram-se na loja para decidir sobre o local.

O primeiro a pedir a palavra foi o Secretário. Ele disse : “Eu sou a lua, eu reflito o sol, eu simbolizo o lado feminino, a memória, eu escuto. Vocês podem confiar em mim, eu serei digno disso. “

O segundo a pedir a palavra foi o Mestre de Cerimônias. Ele disse: “Eu sou Mercúrio, símbolo do movimento, da comunicação e do saber. Vocês podem confiar em mim, eu serei digno disso. “


O terceiro a pedir a palavra foi o Experto. Ele disse: “Eu sou Saturno, símbolo do conhecimento, do trabalho e dos Antigos. Vocês podem confiar em mim, eu serei digno disso. “


O quarto a pedir a palavra foi o Segundo Vigilante. Ele disse: “Eu sou Vênus, símbolo de harmonia, relacionamento e equilíbrio. Vocês podem confiar em mim, eu serei digno disso. “

O quinto a pedir a palavra foi o Primeiro Vigilante. Ele disse: “Eu sou Marte, símbolo da força, mas também da ação e compromisso. Vocês podem confiar em mim, eu serei digno disso. “

O sexto a pedir a palavra foi o Orador. Ele disse: “Eu sou o Sol, símbolo do espírito, do esplendor, da força vital, da energia. Vocês podem confiar em mim, eu serei digno disso. “


O sétimo e último a falar foi o Venerável Mestre. Cheio de sabedoria e humildade, ele disse “Embora eu esteja associado a Júpiter, o maior planeta do sistema solar, um símbolo de prosperidade, não tenho certeza se sou o melhor refúgio para nosso segredo. Eu voltarei em 3 dias, para vos dizer onde é o melhor esconderijo.“

Os trabalhos foram suspensos, o Venerável Mestre trancou-se 3 dias e 3 noites naquele gabinete de reflexão que o viu nascer. Ele saiu iluminado e sereno. Os trabalhos puderam então ser retomados.


Todos os olhos dos oficiais da loja estavam fixados nos lábios do Venerável Mestre. Este último, olhando com amor e benevolência para cada um de seus irmãos e cada uma de suas irmãs declarou: “Usei a sabedoria do Grande Arquiteto do Universo para responder à nossa pergunta. Proponho esconder este segredo no fundo do coração de cada profano que bater à porta do nosso templo. Este será, sem dúvida, o último lugar que eles irão procurar ”.  Esta proposta foi aceita por unanimidade.

Esta tradição parece ter se perpetuado por séculos. Infelizmente, nem todos os maçons foram informados e alguns continuam a procurar do lado de fora.


Fonte: https://bibliot3ca.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário