Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

GRANDES INICIADOS

GRANDES INICIADOS
Compositores Maçônicos e Sua Música

"Wolgang Amadeus Mozart tem sido chamado de o gênio entre gênios. Mais que qualquer outro músico ele reformulou o tamanho, as formas e a linguagem da música. Muitos aspectos da música que hoje nos parecem lugar comum simplesmente não existiriam sem ele; o concerto clássico de piano, o clarinete integrando a orquestra, o quinteto de cordas e o quarteto de piano são apenas algumas invenções no campo da música instrumental.

"O desejo de Mozart de criar unidade e sua intuição para o drama foram as duas qualidades mais úteis nestas conquistas incríveis. Seu impulso para unificar as duas formas principais da sonata e da fuga corresponderam às idéias prevalentes na época: o etos dos Compositores Maçônicos e sua música.

"Em 1793 Mozart estava em Praga onde visitou a Loja Maçônica zur Wahrheit und Eingkeit (Verdade e Unidade), onde sua cantata, Die Maurerfreude foi executada e onde prometeu a seus Irmãos que em breve ofereceria um tributo melhor ao espírito maçônico. Referia-se a Die Zauberflote (A Flauta Mágica).

"A Morte de Mozart"

Em 1751 a 15 de outubro, Mozart estava compondo uma Pequena Cantata Maçônica para a dedicação do templo da Loja zur Neugekronte Hoffnung (Esperança Recém Coroada) em 18 de novembro, mas sua saúde estava se deteriorando rapidamente.

"Durante uma caminhada com sua esposa ele falou da morte e de sua suspeita de que havia sido envenenado. Porém, dois dias mais tarde estava bem o bastante para reger sua cantata, mas dois dias depois estava de vota ao leito.

"Morreu em 4 de dezembro, do que havia sido descrito como 'febre militar grave'. Até hoje, ninguém sabe ao certo onde foi enterrado. Tinha havido uma epidemia de cólera em Viena e a polícia desencorajara funerais grandes e demorados. Uma semana após sua morte, um jornal de Viena escreveu que o inchaço de seu corpo após a morte levantou a suspeita dele ter sido envenenado. Este rumor tornou-se persistente e trinta e dois anos mais tarde um compositor rival tentou cortar a garganta e, completamente ensandecido, afirmou ter envenado Mozart e desejava confessar o crime.

"Em meados da década de 1920, uma outra lenda culpou os maçons vienenses, em uma vingança por ter o compositor traído alguns de seus segredos na Die Zauberflotte (A Flauta Mágica). 

"Em uma outra história, que se acredita ter sido originada na Alamanha nazista, Mozart foi assassinado por ter invadido o Templo de Salomão. Mozart, o maior compositor de seu século, morreu pouco antes de completar 36 anos".

Copyright: Lodge St Bryde No 579 

Contact the Lodge

Revised: March 08, 2003 .

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário