Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

LIVRO DA LEI

(republicação)
O Respeitável Irmão Pasolini, Secretário Estadual de Orientação Ritualística do GOB-ES, Oriente de Vitória, Estado do Espírito Santo, apresenta a seguinte questão: 

Irmão Pedro, boa noite. Hoje, dia 04/04/2013, recebi uma ligação de um Irmão me questionando o seguinte: O Livro da Lei depois de aberto pelo Irmão Orador pode ser manuseado? Um Aprendiz da sua Loja apresentou um trabalho, e continha uma referência a uma passagem da Bíblia Sagrada. Dentro da Loja não existia uma reserva. O que fazer? Qual o seu posicionamento? O Livro da Lei que abriu os trabalhos poderia ser consultado? 

CONSIDERAÇÕES:

Como o Livro da Lei é parte integrante das Três Grandes Luzes Emblemáticas, o conjunto além de representar um código de moral e ética na Oficina (Livro da Lei, Esquadro e Compasso) indica que a Loja está aberta e o seu grau de trabalho conforme a posição do Esquadro e do Compasso sobre o Livro, dado o entendimento que o Esquadro e o Compasso somente se apresentam unidos em Loja.

Assim, as situações previstas para o conjunto ternário no tocante ao seu manuseio em Loja aberta seriam as seguintes: a) para a abertura dos Trabalhos; b) para transformação dos Trabalhos em outro Grau; c) para o retorno dos Trabalhos para o Grau de abertura; d) para o encerramento dos Trabalhos. Outras situações não existem. 

No caso em que o Irmão cita na questão é procedimento altamente equivocado. Essa situação implica no contraditório, pois a Loja está aberta e um dos seus indicadores é que o Livro da Lei esteja aberto sobre o Altar dos Juramentos. Retirá-lo para consulta implicaria em desfazer a Loja. 

Para a boa geometria dos Trabalhos, uma Loja deveria ter outro exemplar do Livro, para eventuais consultas como fora o caso citado. Se a Loja não possuir outro volume, o Venerável deve marcar outra ocasião para a discussão que envolva o exemplar, porém nunca “desmanchar” a Loja. 

Finalizando. Após terem sido os Trabalhos abertos, o Livro da Lei deve permanecer aberto na página em tiver sido feita a leitura de costume. Esse exemplar como integrante das Três Grandes Luzes, em Loja aberta, não deve receber na oportunidade manuseio para eventuais consultas. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr.1017, Florianópolis (SC) – domingo, 16 de junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário