Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 25 de novembro de 2023

CURIOSIDADES DA MAÇONARIA


Embora as provas sobre a suposta iniciação de Napoleão Bonaparte na Maçonaria sejam inexistentes, a maioria dos pesquisadores maçônicos apontam que Napoleão utilizou a Maçonaria como um instrumento político.

Quatro dos seus irmãos de sangue, bem como seu pai, sua esposa e cunhado, eram maçons, assim como importantes figuras militares e políticas ligadas a ele. Napoleão tinha a intenção de controlar as Lojas Maçônicas, e seu irmão José Bonaparte foi eleito Grão-Mestre do Grande Oriente.

A Maçonaria oferecia a Napoleão a possibilidade de ter um "exército" que combatia contra as instituições religiosas e ao mesmo tempo permitia manter as forças armadas e a polícia sob controle, além de ser um instrumento de propaganda favorável ao domínio francês na Europa.

A Maçonaria foi utilizada por Napoleão como um meio de dominação e integração das elites nacionais nos países invadidos por ele, incluindo a Espanha. As Lojas Maçônicas foram estabelecidas ao longo do caminho das forças invasoras e ocupacionais, visando submeter as elites locais ao domínio francês.

Colaboração de César Vidal

Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário