Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 25 de agosto de 2018

EXALTAÇÃO - PASSOS DO MESTRE NA APROXIMAÇÃO DO ALTAR

Em 12.06.2018 o Respeitável Irmão Lauro Goerll Filho, Loja Justiça e Caridade, REAA, GOB-PR, Oriente de Paraíso do Norte, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:

PASSOS DO MESTRE NA APROXIMAÇÃO DO ALTAR

Tenho uma dúvida em relação à cerimonia de Exaltação. Em determinado momento se pede que o Companheiro, execute a Marcha de Companheiro, mais os passos da Marcha de Mestre. Gostaria de saber se a Marcha de Companheiro que esta descrita no Ritual, ela se inicia com os passos de Aprendiz, continua na Marcha de Companheiro, ou vai direto da Marcha de Companheiro?

CONSIDERAÇÕES:

Esse é o momento na cerimônia de Exaltação que o Companheiro, sem ter sido ainda exaltado, é ensinado a se aproximar do Altar dos Juramentos (isso faz parte da liturgia da Exaltação no REAA∴). 

Nesse sentido, essa Marcha não é aquela completa que se dá para a entrada formal quando o protagonista saúda as Luzes da Loja, porém é um procedimento que antecede o juramento de um candidato que aspira alcançar os mistérios do Terceiro Grau. 

Assim, nessa ocasião o candidato inicia sua aproximação estando à Ordem como Companheiro Maçom e partindo diretamente com os passos do Segundo Grau (diferente da entrada formal, ele não inicia pelos passos do Aprendiz). Concluindo os mesmos ele é então orientado a desfazer o Sinal imediatamente (sem saudar as Luzes da Loja) para em seguida se aproximar do Altar pelos passos do Mestre. Nesse momento o Mestre de Cerimônias o ensina a dar os passos do Terceiro Grau, mas sem o respectivo Sinal, pois ele ainda não conhece os segredos do Grau de Mestre (sinais, toques e palavras).

A despeito desse comentário, oriento ao Irmão a consultar os Procedimentos Ritualísticos do Terceiro Grau, GOB-PR, edição de novembro de 2016, Decreto 1706. 

Na página 96 do mesmo se encontra em parte dele a seguinte explicação:

“(...) o Cand∴ então compõe o Sin∴ do Segundo Grau e, apenas ele, realiza a Marcha do Comp∴ sem saudar as LLuz∴ da Loja. Terminada a Marcha do Segundo Grau, imediatamente o M∴ de CCer∴ manda o Comp∴ desfazer o Sinal e segui-lo nos próximos passos”.

O texto é claro quando menciona que o candidato inicia a aproximação compondo o Sinal do Segundo Grau. Assim, em estando ele à Ordem como Companheiro, obviamente ele dará os passos do Companheiro. Note que em nenhum momento nos Procedimentos Ritualísticos mencionado, se faz menção a iniciar a marcha como Aprendiz nessa ocasião.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário