Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 25 de agosto de 2018

HIERARQUIA E GIRO

HIERARQUIA E GIRO
(republicação)

O Respeitável Irmão Paulo Costa, sem declinar o nome da Loja, Oriente (Cidade), REAA, Grande Loja, não constando o nome do Estado, apresenta a questão: 
paulodutra@terra.com.br 

Estamos com uma duvida em nossa Comissão de Ritualística e Liturgia. Pedimos ao Irmão esclarecimentos se for possível. Na circulação da Bolsa de Propostas e informações/ou Bolsa de Solidariedade quando o Irmão estiver fazendo o seu giro, por exemplo: no caso de Bolsa de Solidariedade, entendo que sempre deverá haver a hierarquia do Grau e não do cargo, não sei se estou correto. Vejamos: o Irmão Hospitaleiro, de inicio, faz a formação da estrela de Davi. Apos Irmãos do Oriente, começando pelo lado norte/sul. No ocidente pela ordem, Irmãos Mestres, Companheiros e por ultimo Aprendizes. Duvida. No caso da ausência do Irmão titular do cargo de Segundo Diácono, assume um Companheiro. No giro pode o Irmão Hospitaleiro apresentar a Bolsa para o Irmão Segundo Diácono, na condição de Companheiro e depois na sequencia passar pelo Irmão Tesoureiro, que está na condição de Mestre. Resumindo: o Irmão Companheiro contribuir antes de um Mestre? Deveria neste caso, o Hospitaleiro passar, primeiro pelo Irmão Tesoureiro e depois pelo Irmão Diácono. Neste caso, a hierarquia é do Grau ou do Cargo?

CONSIDERAÇÕES:

Sem conhecer exatamente o que exara o Ritual da vossa Grande Loja, seguem os apontamentos inerentes ao que tange a verdadeira tradição do Rito Escocês Antigo e Aceito. 

Na circulação da Bolsa, seja ela de Propostas ou do Tronco, esta obedece primeiro os seis cargos compostos pelas Dignidades da Loja (as Luzes, o Orador e o Secretário) e pelo Cobridor pela sua importância como protagonista responsável pela cobertura dos trabalhos (o sigilo é um Landmark da Ordem). 

Ato seguido é abordado indistintamente todos os demais Irmãos do Oriente sem qualquer ordem, já que todos os que ali militam são obrigatoriamente Mestres (não existe circulação no Oriente). 

Geralmente se começa pelo lado esquerdo de quem entra no Oriente pela simples razão de que o seu acesso é feito pela sua banda norte (nordeste) e dele se sai pela sua banda sul (sudeste). 

Ato seguido indistintamente é abordado os Mestres da Coluna do Sul, os Mestres da Coluna do Norte, os Companheiros, os Aprendizes e por fim, o próprio Oficial circulante auxiliado pelo Cobridor Interno. 

Observações:

a) Rigorosamente são abordados primeiramente os seis cargos anteriormente indicados, todavia essa circulação não tem qualquer relação com a pretensa estrela de seis pontas. A Estrela de David não é emblema do simbolismo escocês, senão a Estrela Flamejante, ou Estrela Hominal de origem Pitagórica e possui apenas cinco pontas. 

A Estrela de David (Magsen David) é peculiar em alguns trabalhos do Craft (inglês). Ver por exemplo, o Trabalho de Emulação, porém nesse sistema não existe coleta de propostas e óbolo por ato de circulação. 

b) A ligação topográfica dos seis primeiros pontos não corresponde a uma estrela composta por dois triângulos equiláteros sobrepostos e conhecidos. Poder-se-ia até se fazer um exercício de imaginação para a composição de uma estrela, todavia não aquela arranjada por triângulos compostos por lados perfeitamente iguais (triângulo equilátero – todos os ângulos internos com 60 graus). 

c) No Oriente não existe circulação. Como regra somente nele se entra pelo lado nordeste a partir da Coluna do Norte. Sua saída é feita pelo lado sudeste em direção da Coluna do Sul. 

d) Excetuando-se os seis cargos já mencionados, não existe qualquer relação de abordagem para os demais cargos da Loja. Como também todos os demais cargos são ocupados por Mestres, entre estes não existe hierarquia. 

e) Excetuando-se o próprio Oficial circulante, abordam-se os Mestres, Companheiros e Aprendizes. O último que deposita a proposta ou o óbolo é próprio Mestre de Cerimônias ou o Hospitaleiro, se for o caso. A questão de hierarquia nesse caso é ambígua. 

f) Como cargos em Loja devem ser irrestritamente ocupados por Mestres, não faz sentido à vossa questão que evoca um Companheiro ocupando cargo. 

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.171 – Florianópolis(SC) – sábado, 16 de novembro de 2013

Um comentário:

  1. A quem interessar:Nos rituais da glesp,a circulação é de cinco pontas
    porem no grande o oriente é seis pontas.
    porque não tem uma literatura mais esclarecedora?
    estou como mestres de cerimonia,A SEIS ANOS.sempre me combrão esta informações.M.'.M.'.JOSÉ RAMIRO DO NASCIMENTO. GR,33.LOJA.'.MARIO BEHRING,N 33... NO AGUARDO,S.'.S.'.S.'.

    ResponderExcluir