Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 26 de agosto de 2018

MÍNIMO DE SETE MESTRES

MÍNIMO DE SETE MESTRES
(republicação)

O Respeitável Irmão Francisco Rubenio de Oliveira, GOB, REAA, sem declinar o nome da Loja, Oriente (Cidade) e Estado da Federação apresenta a seguinte questão relativa ao preenchimento de cargos em Loja: 
franrubenio@yahoo.com.br 

Segundo o Art. 95 inciso XXII, as Sessões sejam realizadas com a presença mínima de sete Mestres, sabemos que a quantidade mínima de Mestres presentes não preencheram todos os cargos, sabem-se que os principais cargos são o Venerável Mestre, Vigilantes, Orador e Secretário, quais seriam a sequencia dos demais cargos a serem preenchidos de vez que só restam dois Mestres? Aprendizes e Companheiros poderão ocupar cargos? Quais regularmente?

CONSIDERAÇÕES:

Três a governam, cinco a compõe e sete a completam (todos, Mestres). Atendendo a essa tradição o Regulamento prevê a abertura de uma Loja com o mínimo de sete Mestres. 

No caso do Rito Escocês Antigo e Aceito nessa situação precária fica determinado o seguinte: Venerável Mestre, Primeiro e Segundo Vigilantes, Orador, Secretário (as verdadeiras Dignidades de uma Loja), um Cobridor e o Mestre de Cerimônias. 

Nesse caso para a transmissão da Palavra Sagrada, o Mestre de Cerimônias preenche temporariamente o cargo do Segundo Diácono e, da mesma forma o Secretário como Primeiro Diácono. 

Para a circulação da bolsa, o Mestre de Cerimônias também preenche oportunamente o cargo do Hospitaleiro. Nesse caso o produto do Tronco é conferido pelo Orador. 

Destaque-se que em qualquer situação uma Loja não pode ser aberta sem a presença de pelo menos um Cobridor, nesse caso, o Interno. O sigilo é um Landmark da Ordem e a presença do Cobridor se faz necessária para a cobertura dos trabalhos. Inclusive esse Oficial não se ausenta do seu posto sob qualquer hipótese. 

Cargos em Loja rigorosamente são exercidos e ocupados por Mestres Maçons. Daí Aprendizes e Companheiros ficam fora de questão. 

A minha citação “as verdadeiras Dignidades de uma Loja” é porque de modo equivocado, o GOB considera também o Tesoureiro e o Chanceler como Dignidades, todavia esses são cargos eletivos que compõem a administração da Loja. Verdadeiramente Dignidades de uma Loja são “cinco” – as Luzes somadas aos cargos de Orador e Secretário. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.172 – Florianópolis(SC) – domingo, 17 de novembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário