Em 05/06/2019 o Respeitável Irmão João Batista Alves Souza, Loja Fraterna União, 1.615, REAA, GOB-GO, Oriente de Goiatuba, Estado de Goiás, solicita esclarecimentos para o que segue:
QUESTÕES RITUALÍSTICAS DO REAA
1 - Gostaria de sanar uma dúvida minha, qual seria o correto na saudação das autoridades presentes, antes de começar a falar. Saúda o Venerável, e os Vigilantes primeiros, antes no caso se estiver o Soberano, Grão-Mestre Estadual, deputado federal, deputado estadual, secretários, Mestre instalados, Veneráveis. Qual seria a ordem certa.
2 - Em uma Exaltação, quem fala a c∴s∴d∴dd∴oo∴, é o 1º ou 2º Vig? E no círculo qual as posições do Venerável, e os Vigilantes.
Tenho comentado em inúmeros escritos a respeito: o ato de se dirigir protocolarmente às Luzes da Loja, autoridades e demais presentes não é saudação. Reitero, não é saudação.

Novamente esclarecido isso, um Irmão ao fazer uso da palavra, devidamente autorizado, se coloca à Ordem e, sem desfazer o Sinal de Ordem se dirige por primeiro ao Venerável Mestre e Vigilantes, a seguir autoridades presentes (sem a necessidade de nominá-las uma a uma) e por último, genericamente aos demais Irmãos.
Quando menciono “autoridades” por óbvio nelas se incluem os Grão-Mestres, tanto o Soberano quanto os Eminentes. Assim, por princípio, os primeiros a serem mencionados são aqueles que detém o malhete, independente da autoridade que esteja presente.
Não existe uma regra para que obrigue o usuário da palavra a mencionar um a um os cargos e autoridades presentes. Na verdade, isso fica a critério do usuário da palavra, embora mencionar todos não seja recomendável, principalmente pela perda de tempo que essa atitude acaba provocando.
Reitero, além do quê, não é obrigatória.

Na exposição teatral da Lenda o Respeitab∴ se posiciona de costas para o Or∴ e próximo ao pé do esq∴; o Venerab∴ 2º Vig∴ se coloca no Sul diante da porção mediana direita do esq∴, enquanto o Venerab∴ 1º Vig∴ se coloca no Norte diante da porção mediana esquerda do esq∴. O primeiro a se aproximar do esq∴ é o Venerab∴ 2º Vig∴, que no ato pronuncia J∴. O segundo a se aproximar é o Venerab∴ 1º Vig∴, que no ato pronuncia B∴ e logo a seguir exclama: a c∴ s∴ d∴ dd∴ º∴!
Cabe por fim comentar que no Ritual existe equívoco de impressão e os procedimentos estão trocados. Esses erros serão corrigidos nas adequações e orientações relativas ao Terceiro Grau que em breve estarão na plataforma http://ritualistica.gob.org.br/
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br 23/08/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário