Em 01/08/2019 o Respeitável Irmão Leocir dos Santos Viscovini, Loja 20 de Agosto, 2.670, REAA, GOB-MS, Oriente de Dourados, Estado do Mato Grosso do Sul, apresenta a seguinte questão.
PALAVRA ABERTA NA ORDEM DO DIA
Estamos implantando as Orientações Ritualísticas na nossa região e fomos questionados sobre o uso da Palavra na Ordem do dia. Recorro novamente ao Eminente Irmão Secretário Geral de Orientação Ritualística do GOB, para esclarecimentos.
QUESTIONAMENTO: Na ORDEM DO DIA em uma sessão maçônica, a palavra é liberada GERAL para discussão ou segue a circulação nas colunas do Sul, do Norte e Oriente, para a conclusão do Orador? Particularmente acho que se for uma sessão Administrativa a palavra pode ser liberada Geral e se for sessão Ordinária tem que ser obedecida a circulação. Mais uma vez peço perdão por importuná-lo, mas no ritual não menciona.
CONSIDERAÇÕES:
Não só na Ordem do Dia, mas em qualquer situação em que ela seja posta para uso em Loja aberta, a mesma segue irrestritamente o giro de costume, ou seja, inicia-se a partir da Coluna do Sul, passando pela do Norte e por fim no Oriente.

Quanto ao uso da palavra nas sessões administrativas, a rigor ela não segue a liturgia de uma sessão ordinária, já que não há ritualística para tal, porém a discussão deve ser ordeira tendo sempre o Venerável como mediador. Há que se entender que palavra livre não significa desordem no seu uso. Enquanto um fala, outros educadamente escutam. Todos terão o direito de falar.
Não à toa aplica-se na Maçonaria o 1º Trivium das Sete Ciências e Artes Liberais da Antiguidade – Gramática, Retórica e Lógica.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 08/11/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário