Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 2 de novembro de 2019

COLOCAÇÃO DO MESTRE DE CERIMÔNIAS NO ÁTRIO

Em 22/07/2019 o Respeitável Irmão Lauro Goerll Filho, Loja Justiça e Caridade, REAA, GOB-PR, Oriente de Paraíso do Norte, Estado do Paraná, formula a seguinte questão:

POSIÇÃO DO MESTRE DE CERIMÔNIAS

Atualmente, estou como Mestre de Cerimonias de minha Loja. Como sou novo no Oficio, apareceu uma dúvida em relação ao referido cargo: no Ritual, temos o seguinte: Ingresso do Préstito: Página 44 – 2.1 Abertura Ritualística – 5º Explicativo: Texto impresso no Ritual: “- Assim organizado, o M∴ de CCer∴ pondo-se à frente dará na porta de entrada do Templo a Bat∴ do Grau. O Cobr∴ Int∴ abrirá a porta. Sem o Sin∴ de Ord∴, a marcha terá início, entrando todos em silêncio ocupando cada qual o seu lugar conservando-se em pé, voltados para o eixo do Templo, ficando o M∴ CCer∴ à entrada do Templo para conduzir o Ven\ Mestre ao Trono, dirigindo-se em seguida ao seu lugar” 

Fui questionado, por Irmãos, dizendo que eu deveria entrar a frente de todos e ficar no centro do Templo, a rigor, esperando todos entrarem, e quando o Venerável entrasse, eu deveria tomar-lhe a frente e conduzi-lo ao Oriente. Minha dúvida é essa: O Mestre de Cerimonias fica a porta do Templo, ou deve entrar no Templo, durante o Ingresso do Préstito?

CONSIDERAÇÕES:

A Loja nem mesmo ainda foi aberta e já começam as firulas ritualísticas que simplesmente não servem para nada. 
De fato, o Mestre de Cerimônias não precisa se posicionar ao centro dentro do Templo para conduzir a entrada do préstito. Ora, não existe esse tipo de regra.

Assim, o Mestre de Cerimônias se coloca numa posição adequada no Átrio logo após ter dado as batidas na porta do Templo. Geralmente ele fica posicionado ao centro do vestíbulo, próximo ao Venerável e dali vai coordenando a ordem de entrada. 

Ao chegar a vez do Venerável Mestre (último a ingressar), o condutor toma-lhe a frente e o conduz até o Oriente – conduzindo, o condutor vai sempre à frente do conduzido.

Simples e ordeiro e sem invenção, esse é o procedimento.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 30/10/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário