Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

O EXPERTO E O USO DO BALANDRAU NA CERIMÔNIA DE INICIAÇÃO

Em 18/10/2019 o Respeitável Irmão Flávio Augusto Batistela, Loja Solidariedade e Firmeza, 3.052, GOB-SP, REAA, Oriente de Dracena, Estado de São Paulo, formula a questão seguinte:

USO DO BALANDRAU NA INICIAÇÃO

Gostaria de tirar a seguinte dúvida: tenho visto em sessões de Iniciação o uso de balandrau por parte dos Irmãos Expertos. Não vi nada sobre isso no ritual de Aprendiz do REAA. Esse procedimento é correto, tem explicação pra isso?

Gostaria também que o Eminente Irmão informasse a maneira de consultarmos a Secretaria de Orientação Ritualística de maneira oficial, ou se pode ser por aqui mesmo, através de e-mails.

CONSIDERAÇÕES:

Em se tratando do REAA no GOB, o balandrau negro como vestimenta maçônica somente é permitido nas sessões ordinárias. Nas magnas o mesmo não é aceito, devendo nelas todos os maçons estarem trajados com terno conforme o previsto no Ritual.

Quanto ao uso do balandrau nas sessões magnas pelo Experto é porque alguns rituais, atualmente já em desuso, previam essa possibilidade. Nessa ocasião o Experto, sem insígnias, encapuzado e vestido com um balandrau negro e talar recebia o candidato. A justificativa para o uso do balandrau nessa ocasião era, além do ato sigiloso, também o de causar impacto naquele que ingressava num ambiente completamente desconhecido.

Na realidade o Experto deveria usar balandrau somente enquanto estivesse em atividade com o candidato na Câmara de Reflexão antes do início da sessão, devendo em seguida, para ingressar no Templo se apresentar de terno.

Ocorre, entretanto que isso raramente era respeitado e o Experto acabava então vestindo o balandrau até o final da sessão. 

Para pôr fim a essa prática é que rituais mais atualizados não mais mencionam o uso do balandrau pelo Experto na cerimônia de Iniciação, devendo assim receber o Candidato sem insígnias, encapuzado e vestido de acordo com a legislação, isto é, com terno preto.

Por tudo, reitera-se que nas sessões ordinárias do REAA é perfeitamente permitido o uso do balandrau negro e talar, enquanto que nas sessões magnas, todos, indistintamente, vestem-se com terno preto.

No que diz respeito ao acesso ao GOB RITUALÍSTICA, o mesmo se dá pelo endereço http://ritualistica.gob.org.br/ . Para tal é necessário ter em mãos o GOB CARD, número do CIM e a Pal∴ Sem∴.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 11/01/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário