MESTRE DE CERIMÔNIAS
(republicação)
Em 15.03.2015 o Respeitável Irmão Adelmário Lima, Loja Cavaleiros do Oriente, 1.406, REAA, GOB, Oriente de Vitória da Conquista, Estado da Bahia, solicita o seguinte:
adelmario99@yahoo.com.br
Como exercer bem a função de Mestre de Cerimônias: Gostaria de saber se o Irmão tem algum material que possa ajudar a tirar algumas dúvidas de como executar bem à função de Mestre de Cerimônias no REAA∴, pois fui convidado para ser o Mestre de Cerimônias na próxima gestão. Informações mais detalhadas que complementarão das do Ritual.
Em princípio eu poderia adiantar que esse Oficial no REAA é um dos mais exigidos nos trabalhos litúrgicos durante as sessões maçônicas, sejam elas econômicas (ordinárias), magnas ou mesmo outras previstas.
O Mestre de Cerimônias é tido como o responsável pela beleza da Loja e as suas ações demandam de garbo e fineza ritualística. É imprescindível que esse Oficial seja, como o Experto, um profundo conhecedor da liturgia e da ritualística aplicada pelos respectivos rituais e manuais de procedimentos.
Faz parte também do seu ofício auxiliar o Venerável e os Vigilantes nas instruções maçônicas.
No mais eu sugiro que o Irmão adquira o livro Cargos em Loja do saudoso Irmão Francisco de Assis Carvalho - www.atrolha.com.br - cujo conteúdo e bibliografia, dentre outros, abordam o ofício do Mestre de Cerimônias.
Finalizando, fico a sua disposição para auxiliar naquilo que for preciso, dirimindo as dúvidas que porventura surgirem e outros afins correspondentes.
T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.726 – Melbourne – domingo, 21 de junho de 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário