Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 21 de abril de 2022

PRÁTICA CORRIGIDA NA CERIMÔNIA DE EXALTAÇÃO

Em 23/09/2021 o Respeitável Irmão Deosdete Silva Marins, Loja 20 de Setembro, 4.346, GOB, REAA, sem mencionar o nome do Oriente e Estado da Federação, apresenta a seguinte questão:

PROCEDIMENTO NA EXALTAÇÃO

Valho-me do presente para dirimir dúvida. No Ritual do 3º Grau, 2009, mais precisamente na parte da exaltação, temos em sua página 126:

RESPEITAB∴ - Meus VVen∴ IIr∴, é na realidade, o c∴ de nosso Respeitab∴Mestre.

- Cumpramos o dol∴ dever que Sal∴ nos impôs, e demos seu c∴ à sep∴.

O Venerab∴ Ir∴ 2º Vig∴ pega no p∴ d∴ da m∴ dir∴ do Cand∴ e diz - B∴, dando um p∴ para trás. O Venerab∴ Ir∴ 1º Vig∴ p∴ no s∴ d∴ da mesma m∴ e, depois de pronunciar a palavra J∴, diz:

2º VIG∴ - a∴ s∴ d∴ dd∴ oo∴

Aí está a dúvida. No Ritual, creio, tem uma falha quando consta que o 1º Vig∴depois de pronunciar a palavra J∴, diz:

e logo a seguir consta: 2º VIG∴ a∴ c∴ s∴ d∴ dd∴ oo∴

Como em nossa Loja há divergência de pensamentos, quanto a quem deve falar, 1º Vig∴ ou 2º Vig∴, gostaria que o Eminente Irmão esclarecesse como devemos proceder.

CONSIDERAÇÕES:

De fato, nesse caso há inversão de procedimentos no ritual em vigência do 3º Grau do REAA do GOB. A bem da verdade isso supostamente se deve a um erro de impressão que inverte a fala dos VVig∴.

Atualmente, contudo, essa aleivosia ritualística já se encontra corrigida, podendo ser constatada no SOR - Sistema de Orientação Ritualística (Decreto 1784/2019) hospedado na página do GOB in plataforma do GOB-RITUALÍSTICA. Essa correção será observada quando da reedição de novos rituais. Por ora aplica-se de imediato a correção constante no SOR sobre o ritual em vigência.

A título de ilustração, em linhas gerais a passagem correta durante a representação teatral da lenda é a seguinte: por primeiro o 2º Vig∴ pega no d∴ind∴ da m. d∴ do cad∴ e, largando-o imediatamente dá um p∴ para trás pronunciando: J∴! Ato seguido, o 1º Vig∴ pega no d∴ méd∴ da m∴ d∴ do cad∴ e, largando-o imediatamente dá um p∴ para trás pronunciando: B∴! “A c∴ s∴ d∴dd∴ oo∴”!

É essa a prática correta, destacando que cada um dos VVig∴ deve exclamar o nome correspondente à sua coluna, ou seja, o 2º pronuncia J∴, e o 1º B∴.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário