Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 18 de julho de 2018

MUDANÇA DE ESTANDARTE

MUDANÇA DE ESTANDARTE
(republicação)

Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Álvaro Gabriel D. Fonseca, Orador da Loja Apóstolos da Galileia, 2.412, GOB, sem declinar o nome do Rito, Oriente de Montes Claros, Estado de Minas Gerais.
freitasteodoro@bol.com.br 
teodorofreitas19@gmail.com 
gabyjuny@hotmail.com

Inicialmente, intercedemos desculpas por importuná-lo sobre o assunto abaixo e que não diz respeito à questão de ordem ritualística. Entretanto, cientes do seu conhecimento e da sua pronta disposição, encaminhamos nossa dúvida a seguir: O Estandarte da nossa Loja foi confeccionado há 25 anos e, em razão do tempo de uso e dos recursos (serigrafia, bordados e informática) da época, encontra-se totalmente desbotado e suas alegorias insuficientes e inadequadas para com o nosso Rito e os ensinamentos da Ordem. Com a participação de toda a Oficina, criamos um novo Estandarte, porém indagamos se existe alguma norma ou regulamento referente ao assunto, pois não consta das nossas orientações sobre a substituição do antigo, tendo em vista que o mesmo foi "sagrado/sacralizado" em tempos passados. 

CONSIDERAÇÕES:

Existe a questão da história da Loja e, por conseguinte, a descrição heráldica do respectivo Estandarte. 

Entendo que se houver alteração no conteúdo representativo do mesmo conforme aprovação pelo Quadro, essa informação detalhada deverá compor uma emenda na documentação da Ata de Fundação, informando a data, motivo da alteração e um documento descritivo do mesmo para fundamentar a alteração como composição da própria história da Loja. 

Entendo também que se existe alteração no Estandarte é o caso de substituição, não do elemento velho pelo novo, porém de um novo Estandarte alterado pelos motivos descritos na aprovação do mesmo. 

Assim como é o caso de um novo Estandarte, diferente do antigo há necessidade de sagração para lhe dar dignidade com símbolo da corporação. 

Quanto à norma ou regulamento o principal critério é acompanhar a arte ou ciência dos brasões nesse conjunto emblemático (heráldica). 

T.F.A. 
PEDRO JUK  - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.101- Florianópolis (SC) – sábado, 07 de setembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário