Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS NA MAÇONARIA II

Em 18.05.2018 o Respeitável Irmão Marco Cacciacarro, Loja Concórdia e Caridade, 3.790, sem mencionar o nome do Rito, GOSP-GOB, Oriente de Capão Bonito, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:

MAÇOM PORTADOR DE NECESSIDADE ESPECIAL

Estamos com um problema em uma das Lojas da nossa região se for possível nos ajudar ficaremos muito agradecidos.

Trata-se de um Irmão Mestre Maçom que sofreu um acidente e ficou paralítico, tendo que utilizar cadeira de rodas para se locomover, uma vez que perdeu as funções dos membros superiores e inferiores.

Esse nosso irmão deseja continuar frequentando a Loja, só que não consegue evidentemente realizar o Sinal de Ordem.

Ele pode continuar frequentando as sessões normalmente.

CONSIDERAÇÕES:

Em minha opinião esse Irmão pode perfeitamente continuar frequentando a sessão. Precisamos compreender que vivemos tempos diferentes da época operativa quando literalmente o maçom era um operário hígido que trabalhava duramente nas construções que utilizavam a pedra calcária como matéria prima. Atualmente as nossas práticas são especulativas e a matéria prima, ao invés da pedra, somos nós mesmos. 

No caso desse Irmão, que por obra dos revezes da vida acabou adquirindo necessidades especiais, considere-se de que ele só as adquiriu após a sua iniciação. 

Pelo caráter de humanidade e solidariedade seria inadmissível que a Loja ficasse alheia a essa situação.

Num caso desses, eu entendo que se poderia perfeitamente dispensar os sinais e as outras práticas pertinentes à liturgia, pois afinal, por ele já ter atingido a plenitude maçônica, obviamente é conhecedor da ritualística e sabe perfeitamente o que ela representa para o maçom. Parece-me que é isso que importa. 

Infelizmente, esse Irmão na atualidade carece de ajuda - não de piedade - para frequentar os trabalhos. Assim, com boa vontade e acima de tudo com bom senso e determinação, eu o vejo como um obreiro regular que pode, com as devidas adaptações, ressalvas e acomodações se fazer presente na Loja. É o que eu penso.

T.F.A.
PEDRO JUK-jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Um comentário: