Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 24 de julho de 2018

INSTALAÇÃO

 INSTALAÇÃO
(republicação)

O Respeitável Irmão Geraldo Silva de Luna, sem declinar o nome da Loja, Rito e Oriente (Cidade), GLEAC, apresenta dúvida seguinte: 
geraldodluna@bol.com.br 

Estou com uma duvida, pode algum irmão ser Mestre Instalado sem ter sido Venerável, pois aqui na GLEAC tivemos três.

CONSIDERAÇÕES:

Embora originalmente só exista Instalação nos costumes do Craft inglês, e por extensão no americano, aqui no Brasil enxertaram essa prática em ritos de vertente francesa, como é o caso do Rito Escocês Antigo e Aceito. 

Assim, o que genuinamente deveria acontecer é que o ato de se Instalar alguém seria privativo daqueles que foram regularmente eleitos para o cargo de Venerável Mestre. 

Nesse sentido, algumas Obediências, adotam também a Instalação para o Grão-Mestre e algumas ainda também o Grão-Mestre Adjunto quando estes não tenham ainda exercido o cargo de Venerável Mestre. 

Embora até pareça estranho um Grão-Mestre ser eleito sem que antes tenha sido Venerável, o fato pode acontecer. 

No tal do “tira e põe” é isso que tem acontecido na Maçonaria Brasileira. Assim, em linhas gerais, só é instalado aquele que tenha sido eleito para o cargo de dirigente de uma Loja. 

Como um Grão-Mestre é tradicionalmente o Venerável de todas as Lojas da sua jurisdição, nada mais justo que ele seja também instalado (se ainda não tenha sido). 

Agora, instalar Irmãos que não tenham o objetivo do dirigente da Loja (empunhar o primeiro malhete) é ato altamente equivocado e sem sentido algum. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.111 - Florianópolis (SC) – terça-feira, 17 de setembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário