Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 30 de setembro de 2018

É SIGILO OU É SEGREDO?

É Sigilo ou é Segredo?

Todos nós Maçons aprendemos a desenvolver uma qualidade fundamental: a discrição do segredo e do sigilo(silêncio). Para preservar os conhecimentos técnicos da arte de construir, a Maçonaria Operativa guardou seus segredos. 


Na atualidade, a Maçonaria Especulativa ou Simbólica herdou este costume, mas hoje, com tantos livros e Internet ao alcance de qualquer pessoa, praticamente não existe mais nenhum “segredo” na Maçonaria. 

Mesmo assim, para o mundo profano continuamos a ter nosso segredo. Qual seria então este segredo? Concebido por alguns como um estado de iluminação interior, o segredo da Maçonaria só seria alcançado depois de muito estudo e reflexão, podendo ser adivinhado por aqueles que se tornam verdadeiros maçons. Os que ficarem esperando  que alguém lhes revele  este segredo passarão pela Maçonaria sem terem aprendido a reconhecê-lo. 

Mas, se não existe um segredo coletivo, então porque a exigência do mais absoluto sigilo (silêncio)? 

É que para podermos entender a linguagem simbólica no seu conteúdo interior, é essencial aprender a ouvir. Ouvir é uma ciência a ser desenvolvida. No silêncio, o Aprendiz e Companheiro aprenderão a meditar, a estudar o que lhe desagrada nos irmãos, podendo desta forma eliminar seus próprios defeitos que muitas vezes são semelhantes. Aprenderão, assim, a serem tolerantes diante das opiniões e atos dos outros. 

Sendo atento e assíduo, o Maçom mede muito depressa, quantos esforços, de tempo e explicações, são necessários para compreender tantos conceitos simbólicos que habitam um templo. E isso certamente não seria fácil de ser explicado aos nossos familiares e amigos em breves palavras. 

Esta mesma lei do sigilo nos ensina a refrear o desejo de falar, praticando o Maçom desta forma, a conservação de forças que seriam desperdiçadas, controlando, pouco a pouco seus impulsos. E todo este esforço tem por objetivo desenvolver a VONTADE e o DOMÍNIO DE SI MESMO. 

São estas reflexões, profundas e verdadeiras, que nos fazem concluir, que na arte do sigilo (silêncio), aprende-se a arte de ouvir, do refletir, do concluir. 

Desta forma, o Maçom aperfeiçoa-se na arte de entender o ensinamento maçônico que nos é transmitido em loja e pela atuação diária dos irmãos também no mundo profano. 

Resume-se nestes princípios de sigilo e segredo um dos mais profundos ensinamentos da Maçonaria e para nós, que trabalhamos no constante aperfeiçoamento do Templo Interno existente dentro de cada um de nós, este ensinamento torna-se uma ferramenta fundamental para que possamos continuar nossa obra.

(Desconheço o autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário