Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 23 de setembro de 2018

ESCUDO DA BANDEIRA RIO-GRANDENSE

INTERPRETAÇÃO DO SIMBOLISMO MAÇÔNICO NO ESCUDO DA REPUBLICA RIO- GRANDENSE
(Desconheço o autor)

O desenho abaixo é a reprodução do “Sinete” metálico usado por Domingos José de Almeida na autenticação de documentos oficiais da Republica Riograndense.

O referido sinete encontra-se no museu da Biblioteca Publica de Pelotas.

Ideado pelo conde Tito Livio Zambecari, obreiro da Arte Real, expressa através de sua linguagem simbólica, o maciço conteúdo maçônico da revolução de 1835.

Lindolfo Collor refere, a propósito do pavilhão farroupilha, quando pela primeira vez desfraldando em águas territoriais brasileiras na embarcação de Garibaldi; “Hasteada à popa, ali estava aberta ao vento, a flâmula tricolor. Zambecari lhe havia explicado a simbologia de suas linhas e do escudo de armas.”


1- O retângulo central simboliza a Loja, a Maçonaria local. 

2- A espada, dentro do retângulo, é a Maçonaria local em ação.

3- O barrete frígio na ponta da espada indica que o objetivo dessa ação é a República.

4- Os ramos de acácia, árvore simbólica da maçonaria, ligada ao mistério da morte de Hiran, simbolizam os ideais representados pela espada e o barrete devem sobreviver.

5- O losango, símbolo da maçonaria universal, envolvendo o quadro da maçonaria local, significa que os maçons de todo o mundo apóiam os ideais republicanos riograndenses.

6- Finalmente, todo o simbolismo acima é posto “ entre colunas” significando que toda a obra planejada deverá obedecer aos postulados fundamentais da maçonaria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário