AMADO IRMÃO - TRATAMENTO
(republicação)
Em 03.06.2014 o Respeitável Irmão Celso Pereira dos Santos, membro da Loja Hermann Blumenau, 1.896, REAA, GOB-SC, Oriente de Blumenau, Estado de Santa Catarina solicita esclarecimento.
c.santos@terra.com.br
Aprendi com Irmãos mais antigos que não deveríamos utilizar a expressão “Amado Irmão” ou “Amados Irmãos”, posto que tal fosse de uso e costume de outro Rito e até de outra Potência. Agora, fui repassar isto para um Irmão do Quadro e fui repreendido pelo (...) *, até de maneira ríspida, como se pode ver abaixo (colo a conversa).
Eu não saberia dizer se o fato é tão grave assim ao ponto de sofrer uma repreensão, senão um conselho. A expressão “amado Irmão” é um costume original de tratamento no Rito Adonhiramira, pelo menos aqui no Brasil – se não original, é consuetudinário.
Assim seria realmente preferível que esse tratamento ficasse restrito aos Irmãos praticantes apenas daquele Rito, entretanto isso, sob a minha óptica, se pronunciado por Irmãos de outros Ritos, não seria tratado como um delito maçônico.
Tenho dito sempre: vamos usar o bom-senso. Quanto à repreensão sofrida pela sua pessoa conforme o vosso relato no segundo parágrafo da questão, eu prefiro não considerar e nada sobre ela opinar. (...) * - A prudência me faz não o identificar.
T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.481 Florianópolis (SC) – sábado, 4 de outubro de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário