Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 13 de outubro de 2019

PERDER A CALMA

PERDER A CALMA
(Desconheço o autor)

"Conflitos fazem parte do convívio social. Às pessoas são diferentes, pensam de forma diversa, são geralmente movidas por seus interesses particulares e baseiam suas atitudes, na maior parte do tempo, em seus próprios pontos de vista.

Os confrontos, quando acontecem, fazem com que as pessoas - as de bom senso, é claro - reavaliem suas posições e reflitam seus atos.

Nem sempre esse processo é tranqüilo, Por mais que tentemos evitar, vez por outra perdemos o auto-controle e cedemos à voz dos nervos -péssimos conselheiros.-

Quando se perde a calma, o melhor é esperar. Esfriar um pouco antes de reagir. 

Uma decisão tomada em meio a uma tempestade emocional tem grandes chances de colaborar para o desastre total. Retomar o equilíbrio perdido é essencial para quem deseja encontrar a melhor saída de uma situação complicada. 

Mas o afastar-se não pode ter conotação de fuga. Deve-se deixar bem claro que o caso em questão é de tal forma sério que deve ser resolvido com muita calma. 

Assim, demonstra-se auto-controle e confirma-se autoridade.

Mas inúmeras vezes acabamos mesmo por perder a cabeça agindo na esteira da emoção descontrolada. Somos bruscos, chegamos até a ofender. 

Devemos nos desculpar ?

Reconhecer um erro, arrepender-se e voltar atrás, resgata a paz das pessoas e recupera a tranqüilidade do ambiente.

Quando tal gesto parte de um superior hierárquico é um belíssimos exemplo, um sinal de respeito às pessoas e aos seus sentimentos.

Assumir a própria imperfeição e desculpar-se pelo mal que pode ter causado não enfraquece a autoridade de ninguém. 

Ao contrario, faz com que se estabeleça ainda mais firmemente, assentada que está sobre o respeito e a dignidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário