Um Respeitável Irmão de uma Loja da constelação de Lojas do GOB-MG, REAA, Estado de Minas Gerais, me apresentou a seguinte questão via News GOB Net:
ORDEM DA COLETA E CIRCULAÇÃO NO ORIENTE
Eminente Irmão Pedro Juk, gostaria que nos esclarecesse seguinte dúvida surgida em Loja:
1. A abordagem dos ocupantes das cadeiras de honra, pelo Mestre de Cerimonias, Hospitaleiro e etc., pode ser feita de frente para os mesmos, ou tem que ser feita pelos lados dos braços direito e esquerdo do Venerável?
2. No Oriente não pode haver circulação entre o Altar do Venerável e o dos Juramentos?
1. No REAA, depois de ter sido feita a coleta do Venerável Mestre, Vigilantes, Orador, Secretário e Cobridor Interno por primeiro e nessa sequência, o titular retorna ao Oriente para continuar a coleta dos demais que ali ocupam lugar, oportunidade em que faz arrecadação pelos ocupantes das "duas" cadeiras de honra (só são permitidas duas) que ficam a direita e a esquerda do Trono.

Reitero, não se faz essa coleta junto com a do Venerável Mestre, já que obrigatoriamente, imediatamente após ele, a colheita percorre outros cargos conforme especifica o Ritual (vide Orientações Oficiais no GOB-RITUALÍSTICA em http://ritualistica.gob.org.br/ ).
Também reitero, não se faz nenhuma coleta "pela frente do Altar", pois o titular responsável pela coleta deve se colocar no momento da abordagem conforme esclarece o Ritual.
2. Não existe essa prática no REAA. Em deslocamento, tanto se pode passar pelo espaço entre o Altar dos Juramentos e o Altar ocupado pelo Venerável (Altar Mor), bem como pelo espaço que fica entre o limite do Oriente com o Ocidente e o Altar dos Juramentos. O caminho é livre por ambas as passagens. Não existe nenhuma proibição a respeito.

A bem da verdade, no Oriente existem duas regras que envolvem deslocamento de Obreiro. A primeira é de que quem ingressa no Oriente o faz obrigatoriamente passando pela Coluna do Norte, isto é, ingressa-se pelo nordeste, enquanto que dele se sai pelo sudeste, isto é, obrigatoriamente em direção à Coluna do Sul. Em síntese, como referência o ingresso se dá pelo lado do Orador e a saída pelo lado do Secretário. A segunda regra é a de que o Venerável Mestre ingresse no Altar pelo lado norte do mesmo (lado do Primeiro Diácono) e dele se retire pelo lado oposto (sul do Altar).
Por fim, remeto-o a consultar o GOB RITUALÍSTICA na plataforma http://ritualistica.gob.org.br/ - lá serão encontradas orientações e adequações oficiais para o Ritual de Aprendiz do REAA e que devem ser postas imediatamente em prática, sobretudo por estarem a disposição de todos.
PEDRO JUK
Secretário Geral de Orientação Ritualística.
jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 10/10/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário