Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

ABORDAGEM NO VENERÁVEL MESTRE. QUAL LADO? OMBRO DIREITO OU ESQUERDO?

Em 22/03/2022 o Respeitável Irmão Gilberto Martins Rocha, Loja Fraternidade Carmelitana, 2185, REAA, GOB-MG, Oriente de Carmo do Rio Claro, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte questão:

ABORDAGEM NO VENERÁVEL MESTRE

Nas Iniciações (momento da taça sagrada) e nas posses tanto dos cargos eleitos como nos cargos nomeados a abordagem ao Venerável Mestre sempre foi feita por nós pelo lado sul (no ritual não determina o lado).

Recentemente fomos orientados por um irmão que o correto é pelo lado norte.

Qual é a orientação do irmão?

CONSIDERAÇÕES:

É como está orientado no SOR (Sistema de Orientação Ritualística do GOB) para o REAA: “as Luzes da Loja são abordadas pela sua direita”, isto é, pelo seu ombro direito.

Entenda-se por Luzes da Loja, o Venerável Mestre e os Vigilantes.

No entanto, a liturgia da Taça Sagrada ocorre pelo lado Sul do Altar ocupado pelo Venerável Mestre (lado do Secretário), porque a retirada peremptória do candidato sempre se dá em direção à Coluna do Sul. Nesse caso não faria sentido uma abordagem pelo lado oposto do Altar se a saída é pelo Sul.

Também, na cerimônia de Instalação e Posse das Dignidades e Oficiais os procedimentos se dão pelo lado Sul do Altar (lado do Secretário), isso porque esse lado está o consagrado em rituais específicos para essas ocasiões. É bom que se diga que o Ritual de Instalação e Posse é um ritual exclusivo para essa finalidade.

Salvo melhor juízo, fora essas duas situações, nas demais as Luzes da Loja geralmente são abordadas pelo seu lado direito (ombro direito).

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário