Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

PASSAPORTE PARA EXALTAÇÃO

PASSAPORTE PARA EXALTAÇÃO
(republicação)

O Respeitável Irmão Jamil Vieira, Loja Regeneração 3ª, Grande Oriente do Paraná (COMAB), Oriente de Londrina, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:
linkcom@onda.com.br
linkcom.net@onda.com.br

Um Irmão me perguntou o seguinte: Qual o passaporte para o maçom ascender a Câmara do Meio? Estou encontrando dificuldade em encontrar essa resposta. Você poderia me ajudar?

CONSIDERAÇÕES:

Esse termo em Maçonaria para minha pessoa é mesmo novidade, mas como morreremos e não veremos tudo, lá vai.

Salvo melhor juízo, ascender à Câmara do Meio só é possível para aquele que adquire a plenitude maçônica com o Terceiro Grau, o Mestre Maçom. Para tanto, se a expressão “passaporte” for figurada, acredito que seja a cerimônia de Exaltação no caso dos ritos latinos.

Obviamente, o aspecto se torna bem mais amplo levando-se em consideração que somente um Companheiro pode ser Exaltado. Daí a primeira condição é se estiver colado no Grau de Companheiro. 

Em segunda análise é a qualidade de conhecimento adquirido no Grau para aspirar à plenitude maçônica, além do cumprimento dos dispositivos legais e constitucionais normalmente hauridos dos regulamentos.

Provada essa condição, o Vigilante responsável pela sua instrução poderá pedir o aumento de salário que deverá ser aprovado pela Loja. 

Dados esses ditames, o Companheiro receberá a recompensa passando pelo cerimonial específico que o conduzirá à Câmara do Meio. 

É somente através dessa cerimônia que resume os segredos da totalidade que o aspirante ficará de posse dos Sinais, Toques e Palavras para participar dos trabalhos da Loja em Câmara do Meio, também conhecida com a Loja de Mestre.

Assim eu poderia resumir que o “passaporte” (sic) seja a Exaltação ao sublime Grau de Mestre Maçom.

Finalizando caso o Irmão saiba de outra definição, me conte, pois eu nos meus mais de vinte e cinco anos de pesquisa maçônica, pela primeira vez me deparei com o termo “passaporte” para se ingressar na Câmara do Meio.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 624, Florianópolis (SC) 13 de Maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário