Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 19 de maio de 2018

A RÉGUA DE 24 POLEGADAS

A RÉGUA DE 24 POLEGADAS
Ir∴ João Gatti 
gattineto@terra.com.br 

A Régua de 24" é um dos instrumentos do Ap∴, junto com o Maço e o Cinzel.

A Régua era usada pelos Maçons Operativos para medir e delinear os trabalhos, medindo também o tempo e o esforço a despender.

O tempo tem que ter uma medida, porém, podemos comprará-lo a uma gota de nuvem que cai no oceano.

A Polegada é uma medida antiga que se afastou do sistema métrico frances; contudo, ainda é usada, posto que esporadicamente, por nós brasileiros.

A Maçonaria a adota porque simboliza o dia com suas 24 horas. Assim, a régua maçônica mede 0,66 mt. (sessenta e seis centimetros-a polegada é a 12ª parte do pé, ou seja, 0,02775 cm).

O tamanho da régua já sugere que é um instrumento destinado a construção.

FILOSOFICAMENTE, o Maçon deve pautar a sua vida dentro de uma determinada medida, ou seja, deve programá-la corretamente e não se afastar dela. A programação é necessária, para que a vida resulte equilibrada e vitoriosa.

A Régua, assim dividida nos ensina a apreciar as 24 horas em que o dia é dividido, induzindo-nos a empregá-las com critério, na meditação, nos pensamentos, no trabalho e no descanso físico e espiritual. A meditação é um ato de fechar os olhos para as coisas do mundo externo e abrí-los para o mundo interno, assim buscando a paz interior.

Os nossos pensamentos, são fundamentais na influência de nossas vidas. Toda vez que pensamos que estamos felizes e saudáveis, ocorre uma vibração de felicidade e saúde, o que nos torna realmente felizes e saudáveis.

Toda vez que pensamos que estamos doentes ou morrendo, estamos vibrando em sintonia com a doença ou morte (não necessáriamente física, mas energética), o que o que pode realmente nos tornar doentes, ou perdedores de nossas energias.

O Trabalho é uma das coisas mais importantes de nossa vida, porque ele nos auxilia tanto na evolução material como espiritual. Muitas pessoas acham que muito trabalho faz mal, mas o trabalho só nos engrandece, são as emoções *(sentimentos alterados) que nos desequilibram, e nos levam as doenças, o importante é sempre conhecermos os nossos limites e respeitá-los.

Se o GADU, tivesse liberado o homem do trabalho físico, seus membros com certeza seriam atrofiados, e se o livrasse do trabalho intelectual, seu espírito permaneceria na infância, nas condições instintivas do animal.

O descanso é fundamental para repor as nossas energias, para CONTINUARMOS NA BUSCA EVOLUTIVA.

Não podemos nos esquecer também, que a nossa maior obrigação, é a de estarmos sempre presentes, junto de nossa família, nos dedicando por completo, com muito amor, equilíbrio, paciência e carinho, tendo sempre um bom coração.

Com um bom coração, sem dúvida pode-se mudar o mundo.

Ir∴ João Gatti Netto
A∴R∴L∴S∴Conselheiro Crispiniano - Guarulhos-SP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário