Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 5 de maio de 2018

O PODER DOS SÍMBOLOS E DOS RITUAIS

O PODER DOS SÍMBOLOS E DOS RITUAIS

Foram necessários muitos anos para que não só compreendesse, mas para que também sentisse e aprendesse a usar o Poder emanado dos Símb∴ e Rit∴ Maçônicos quando o Ambiente Loja é propício. 

Se pegarmos e olharmos para o Esq∴ e o Comp∴, verificaremos que ambos são Ferramentas de Trabalho do Mundo Profano. 

Se pegarmos e os colocarmos sobre o L∴ da L∴, em Loja, sem fazermos uma Reflexão Profunda, cairemos nas diversas definições simbólicas que abundam pela Literatura Maçônica. 

Sobre estes Símb∴, já montei e ouvi dezenas de peças de arquitetura, achava-as exuberantes, excelentes, muitas até impecáveis, isto é, as que ouvi.

Passaram-se os anos e começava a achar tudo aquilo muito chato, uma mesmice sem igual, nada que na Declaração Universal dos Direitos Humanos e nos Livros Sagrados eu não encontrasse. 

Por mim passavam vários Apr∴, e num mundo onde uma grande maioria dos iniciados são portadores do terceiro grau (universidade), começou a me incomodar o fato de que após serem levados a MM∴, desapareciam cheios de desencantos. 

Lembrava-me sempre da letra de uma música, Porque Parou?, Parou Porque? 

Iniciamos as nossas pesquisas em 1994 e começamos a tabular as respostas, porém, estas, as respostas, não nos eram convincentes, havia algo no ar. 

Estendemos então as nossas pesquisas junto aos Apr∴ e Comp∴, afinal, se existe um mal, para conhece-lo nada mais lógico do que ir até a sua Origem. 

Neste momento, e a vida é feita de momentos, senti-me culpado, como MM∴, pensei ser menos do que um Apr∴

No meio destes, Apr∴ e Comp∴, encontravam-se homens cultos, espiritualizados, fraternos, verdadeiros iniciados, já maçons mesmo antes de serem associados, que compreendiam e utilizavam a energia dos símbolos em toda sua plenitude. 

Eram estes os que primeiramente debandavam, porque? Porque viam a maneira Profana e Teatral com que as suas Lojas se comportavam. 

Loja (o templo físico), Esq∴ (a matéria), Comp.:. (o espírito), a Loja Formada com cada Ir∴ Rev∴ com as suas Ins∴ (o templo do G∴A∴D∴U∴ formado), a presença do L∴ que contém a palavra do Senhor (a aceitação Desse como o Soberano de todos os Soberanos), Rit∴ ( o meio que usamos para a medida que este vai se desenrolando, irmos nos preparando para nos Comunicar com a Força Maior do Universo), tudo deverá estar J∴ e P∴, para que as nossas intenções emanadas possam alcançar e canalizar essa Poderosa Fonte de LUZ. 

Como podemos observar, temos duas situações distintas, após recebermos a Luz é que estaremos preparados para canalizar os conhecimentos necessários para que possamos tratar da parte material, Não haverá Rancores, Invejas, ou seja, não haverá qualquer tipo de Vício, pois estaremos Trabalhando Guiados por um Poder Maior. 

É por isto que todo Iniciado sabe que há certos detalhes nos Rit∴ que não devem ser mexidos, sob pena de transformamos a Loja em um Teatro, afinal, nem todos gostam de ser Ator. Tudo isto comprova que a Maçonaria não é uma Religião, ou seja, Ela as complementa. Ela está muito acima da Pura Filosofia, das Religiões e dos Credos. A Maçonaria é ao mesmo tempo, Mensageira e Guardiã da Grande Luz, Escolhida que foi pelo S∴A∴D∴U∴, por receber indistintamente todos os Homens, sem distinguir raça, cor, credo ou posição social. É por isto que Ela é J∴ e P∴ e por conseqüência esperança da humanidade para um mundo melhor. 

O Ven∴ é um símbolo, mas se transforma e recebe a incumbência de gerir a Luz, porém, na ausência de quem seja merecedor de recebe-la, embora no Tron∴ do Ar∴ sentado, a um outro Ir∴ a incumbência de gerir a Luz será destinado, tudo sem que se perceba, a não ser pelos sensitivos. O trabalho na esfera superior é intenso, e na maioria das vezes, sem o pretendido resultado. Alguma coisa ficou, porém, todos perdemos, e como somos nós que formamos a Maçonaria, esta também perdeu. E o mundo sente-se desolado, desamparado, até quando a Maçonaria, talvez a única esperança de construir um mundo melhor, será levada a sério. 

Cada participante, em Loja, está cumprindo uma missão: 

Ao Apr∴ é destinado pela sua condição simbólica e ritualística, o trabalhar com a Energia Bruta (pedra bruta no sentido cósmico ), por isto é que o seu silêncio é fundamental, bem como o seu não adentrar ao Or∴, a corrente Energética não pode ser quebrada, além do que será um profundo desrespeito ao G∴A∴D∴U∴, e a todos os que dependem do seu laborioso trabalho. O seu trabalho se constitui exatamente do não falar, do se concentrar e observar, do seu esforço em não Profanar a Ritualística depende em muito a Realização de todo o Trabalho Cósmico. 

Ao Comp∴ é destinada a árdua tarefa de em Manipulando as Energias já devidamente trabalhadas pelo Apr∴, Através do seu Silêncio e já com o domínio da concentração e conhecimento de causa, Depurar a Energia Recebida para ser por seus M∴M∴ Acabada, ficando esta em condições de ser usada de acordo com as Necessidades da Loja. Assim como no caso do Apr∴, como ainda não preparou as Energias no seu estado de uso, o adentrar ao Or.:. não lhe pode ser facultado e o seu Silêncio é o Próprio Trabalho. 

E se não houver Apr∴ e Comp.:. em Loja, o que acontece? Afinal, se cada um tem uma tarefa a cumprir, todos os M∴M∴ presentes estão aptos a desempenhar papeis que um dia lhes foi dado a executar. 

Aos M∴M∴, conscientes das suas responsabilidades caberá a árdua tarefa de saber usar tudo o que recebeu, promovendo a sua aplicação, isento dos vícios inerentes a carne, já que neste momento ele é só espírito ou alma. 

Ante o exposto de uma forma singela pela natureza do espaço, deixamos no ar a indagação; 

- Estamos Sendo M∴ M∴ dos nossos Apr∴ e Comp∴??? 

- Nossas Lojas estão preparadas para cumprir nossos objetivos primeiros, para que possamos cumprir nossos principais objetivos como M∴M∴??? 

- Por quanto tempo vamos deixar a Nossa Maçonaria Pedir Socorro??? 

- Vamos continuar a dar espaço para as obras da Besta (666)??? 

- É chegado o momento do Retorno da Maçonaria Operativa, Não vamos Construir Templos de Pedra, porém, vamos Construir um Mundo Melhor, um Mundo Maçônico, portanto, o Mundo Planejado pelo G∴A∴D∴U∴ e que a nós Maçons, foi dada a Incumbência de Concretiza-lo. 

Os Apr∴ e os Comp∴Voltaram, cada um deverá interpretar como melhor lhe convier, e de acordo com o seu nível iniciático, Afinal, somos livres, quanto aos costumes, só o tempo dirá. Em nossas mãos a solução. 

O quão bom e quão suave que os homens possam trabalhar em união na minha obra, como Pai sempre alimentarei a esperança de que se tornem grandes construtores da fraternidade universal, G∴A∴D∴U∴ 

QUE ASSIM SEJA, AMÉM. 

Autor: O pensador - 10/06/1999 da E∴V∴ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário