Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 23 de maio de 2018

WALDEMAR SEYSSEL (“ARRELIA SEYSSEL” )

WALDEMAR SEYSSEL (“ARRELIA SEYSSEL” )
(* 31/12/1.905 + 23/05/2005)

O Doutor Waldemar Seyssel, Bacharel em Direito, sempre lutou com zelo e denodo, defendendo e assistindo seus, Irmãos, Colegas e a sua Classe, cumprindo o juramento que fez, no ato solene da colação do grau.

Mestre Instalado foi Membro da Augusta e Respeitável Loja Simbólica "Acácia da Paz", ao Oriente da Capital do Estado de São Paulo, obediente ao Grande Oriente Paulista.

Comparecia às Sessões na sua Loja trajando um impecável temo azul-marinho, camisa branca - alva e pura, com seus cabelos grisalhos a esvoaçar, mas alinhados; sentava no Oriente e espelhando, no seu quase um século de vida ativa e de irradiação de felicidade, a serenidade que o gênio tem.

Construiu um Templo maravilhoso, uma verdadeira obra prodigiosa de Arquitetura, talhando-o com o emprego dos Instrumentos, a partir do Esquadro, do Compasso, mais o Malho, o Lápis, a Régua, o Cinzel, a Alavanca, o Nível, o Maço, a Trolha, a Corda, enfim dos seus Instrumentos de sua Oficina, e fundou sua Loja: nele realizou incontáveis e inesquecíveis Sessões, com todos os Cargos preenchidos pela Administração, composta por Astros e Estrelas, e com freqüência enorme de Mestres (Adultos), Companheiros (Jovens) e Aprendizes (Crianças).

O Templo no fundo, para quem via da entrada, tinha seu Altar no Oriente, lindo, todo ornado de Alegorias - o Sol, a Lua, Cortinas resplandecentes de Luzes - Simbolizando um Olho Magnético; uma Balaustrada separava o Oriente do Ocidente, com um desnível em Degraus.

O Ocidente, no centro, tinha uma figura Geométrica, cercada - cerca esta que significava a Cadeia de União dos Povos; e seguindo, em direção à entrada do Templo, havia um local elevado - onde se situava a Sala da harmonia -, nela instalada a banda; duas Colunas - mastros cilíndricos altos - erguiam-se em direção à Abóbada Celeste - que cobria o Templo; Abóbada esta, ornada por uma longa Corda, em Laços, com mais de 80 Nós, que sustentavam os Trapézios, nos quais os Astros e Estrelas brilhavam nos seus Movimentos Siderais - e mais 12 Colunas, menores, circundavam as laterais do Templo, 6 de cada lado, da entrada até o Altar - representando os Signos do Zodíaco - marca de um Ano, o período que a Terra, assistida pela Lua, faz os movimentos de Rotação e Translação em torno do Sol.

As Sessões tinham um verdadeiro Ritual - iniciava-se por adentrarem todos ao Templo e acomodarem-se: as Autoridades - nos Camarotes nas laterais do Oriente, e os Membros e Convidados, no Ocidente, onde sentavam: os Adultos nas Cadeiras, em ambos os lados; os Jovens e as Crianças, assistidas por Mestres atentos e Vigilantes, ocupavam as Arquibancadas - situadas atrás das Cadeiras - Bancos rústicos de Madeira; os Jovens ao Sul e as Crianças ao Norte.

Todos acomodados postava-se o Mestre de Cerimônia entre os Mastros, próximo e abaixo da Sala da Harmonia, dando com seu Bastão Três fortes Pancadas, olhando para o Oriente, onde estava ali o Mestre, um homem Venerável - que pelo seu semblante mostrava o seu Amor e que invocava Deus para que todos tivessem a satisfação do Bem -, era respeitado e amado; e, então, o Mestre de Cerimônia anunciava: "Respeitável Público, vamos dar início à Sessão".

Os presentes ficavam em Pé, em Ordem.

Era tão emocionante, aquele momento Sublime, que descortinava, mesmo, aos presentes, estar ali o Grande Arquiteto do Universo, tendo nas Suas Mãos - um Livro Sagrado e as Ferramentas com que iniciou a Construção do Planeta Terra - Triângulo e o Compasso.

Aquele Mestre, Venerável homem, com a candura, a Força e Beleza, que Deus, o Grande Arquiteto lhe dera, vinha em Passos medidos, e expandindo alegria, felicidade e esperança, tendo ao seu lado o Companheiro, e o Cumprimentava com uma frase curta, bela e respeitosa, repetida por Três vezes:

"Como vai?" "Como vai?" "Como vai?", ao que aquele respondia: 

"Muito bem!", "Muito bem!", "Muito bem!", e ambos proferiam uníssono:

"Se tudo está bem - Muito bem ! Muito Bem ! Bem ! Bem, vamos nos abraçar, e o faziam com Três fortes Abraços.

Iniciava-se, assim cada Sessão, onde somente reinava a alegria, com um espetáculo digno, talhado nos bons princípios, na moralidade e no respeito ao público em prol da cultura, com ensinamentos sadios.

Os Senhores, os Jovens e as Crianças - participavam das Sessões e ao seu término, mostravam sua satisfação, ao que o Mestre, na sua Venerável postura e seu Companheiro, apresentavam os Membros que compunham a Administração, dando-se por Pagos e Satisfeitos do dever cumprido.

Gerações tiveram a felicidade, a satisfação e honra de assistir, participar e viver a alegria das Sessões. Presididas pelo Mestre - Venerável; - a cada Sessão, ao final, Ele, tirando o Chapéu, juntamente com seu Companheiro PIMENTINHA, dava por encerrada com um sorriso externando felicidade.

O Templo recebeu o título de: "CIRCO do ARRELIA", e a Oficina: Augusta e Respeitável Loja Simbólica "WALDEMAR SEYSSEL".

O Circo, itinerante, que a cada Tempo levou nos mais diversos Rincões no Oriente Terra a alegria, a cordialidade, o amor, o ensino, a cultura, o respeito, a honorabilidade e a dignidade a cada comunidade, deixou este Oriente após 3 x 33 anos; partindo para uma "turnêe" Cósmica.

Temos notícia que está agora, no Oriente Eterno 

Escreveu:
Agnello Herton Trama
Ministro do Superior Tribunal de Recursos da Justiça Maçônica

Narrou nesta data de 23/07/2005
Sérgio Ruas
Grande Conselho Kadosh Filosófico do Rito Moderno p/ ESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário